Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Região dos Vinhos Verdes antecipa para este ano "excelente colheita"

A Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) antecipou hoje uma "excelente colheita" na vindima deste ano, que deverá decorrer entre as últimas semanas de setembro e final de outubro com "menor quantidade, mas maior qualidade".

Região dos Vinhos Verdes antecipa para este ano "excelente colheita"
Notícias ao Minuto

13:13 - 03/08/16 por Lusa

País Qualidade

Em comunicado, a CVRVV adianta que a consulta desenvolvida pelo Instituto da Vinha e do Vinho (IVV) a todas as regiões aponta para uma diminuição "entre 7 a 10% nas uvas tintas e entre 12 a 15% nas uvas brancas, apesar das expectativas de acréscimo de qualidade em relação aos anos anteriores".

"Dada a existência, na região dos Vinhos Verdes, de uma área significativa de vinha nova na meia encosta -- e, como tal, mais suscetível a uma situação de carência hídrica, perante as atuais condições de temperatura elevada e de baixos teores de humidade atmosférica -- poderá nesta colheita verificar-se uma diminuição no rendimento do mosto, o que pode revelar-se muito positivo quanto à qualidade da uva", refere o enólogo António Cerdeira, citado no comunicado.

Independentemente do rendimento do mosto que possa ser obtido na vindima, pois "tudo dependerá das condições climáticas dos meses de agosto e setembro", o presidente da CVRVV, Manuel Pinheiro, estima "uma redução da produção global na ordem dos 10%" e afirma-se "expectante quanto à excelente qualidade da colheita deste ano, que deverá ser superior aos outros anos".

A redução da quantidade de uva - dependendo da casta, da data da poda e do microclima local - é antecipada devido às "temperaturas amenas e fraca precipitação" registadas durante o inverno, a que se seguiu "uma primavera chuvosa e com temperaturas inferiores à média dos últimos anos".

Na anterior vindima a região dos Vinhos Verdes produziu cerca de 87 milhões de litros, ocupando o segundo lugar no consumo interno e liderando as exportações para 107 países.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório