Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Quase todas as regiões em risco muito elevado de exposição aos raios UV

Quase todas as regiões do país apresentam hoje risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Quase todas as regiões em risco muito elevado de exposição aos raios UV
Notícias ao Minuto

06:25 - 03/08/16 por Lusa

País IPMA

A exceção, segundo o IPMA, é Horta (no Faial) com risco elevado e Santa Cruz das Flores (Flores) com níveis 'Moderados'.

Nas regiões com risco com níveis muito elevado e elevado, o Instituto recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protetor solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.

Os índices UV variam entre menor do que 2, em que o UV é baixo, 3 a 5 ('Moderado'), 6 a 7 (elevado), 8 a 10 (muito elevado) e superior a 11 ('Extremo').

Quanto ao estado do tempo, céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral a norte do Cabo Raso até ao início da manhã e a partir do fim da tarde, podendo persistir em alguns locais da faixa costeira da região centro.

Durante a tarde, prevê-se um aumento temporário de nebulosidade nas regiões do interior norte e centro.

A previsão aponta também para vento fraco a moderado, predominando de noroeste, soprando moderado a forte no litoral oeste e nas terras altas, em especial durante a tarde, e temporariamente de sudoeste na costa sul do Algarve e prevê também pequena descida da temperatura máxima.

Na Madeira prevê-se períodos de céu muito nublado, apresentando-se em geral pouco nublado nas vertentes sul, aguaceiros fracos nas vertentes norte até meio da manhã, vento moderado de nordeste, soprando moderado a forte nas terras altas e pequena subida da temperatura.

Nos Açores está previsto céu muito nublado, com abertas a partir da tarde, períodos de chuva pontualmente forte durante a madrugada e manhã e vento sudoeste moderado.

No que diz respeito às temperaturas, em Lisboa vão variar entre 18 e 27 graus celsius, no Porto entre 15 e 23, em Braga entre 15 e 32, em Vila Real entre 18 e 33, em Viseu entre 18 e32, em Bragança entre 17 e 34, na Guarda entre 19 e 31, em Coimbra entre 14 e 27, em Castelo Branco entre 21 e 37, em Portalegre entre 21 e 34, em Santarém entre 16 e 30, em Évora entre 16 e 36, em Beja entre 17 e 35, em Faro entre 20 e 31, no Funchal entre 21 e 27, em Ponta Delgada e na Horta entre 20 e 25 e em Santa Cruz das Flores entre 22 e 25.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório