Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Santo Tirso dá bolsas a alunos carenciados que ingressam na faculdade

A câmara de Santo Tirso anunciou hoje que vai atribuir 10 novas bolsas de estudo para o Ensino Superior a alunos provenientes de famílias carenciadas, ampliando uma medida criada no último ano letivo.

Santo Tirso dá bolsas a alunos carenciados que ingressam na faculdade
Notícias ao Minuto

18:30 - 02/08/16 por Lusa

País Autarquia

No ano letivo anterior, 2015/16, foram contemplados 10 alunos do concelho de Santo Tirso, distrito do Porto, que ingressaram em várias universidades do país, nomeadamente do Porto e do Algarve.

O executivo confirmou hoje, na sequência de uma visita de alunos de Santo Tirso que já usufruíram do projeto, que vai manter o apoio aos 10 jovens "pioneiros" da medida, caso continuem a preencher os requisitos do regulamento, e anunciou uma nova candidatura para mais 10 alunos que serão beneficiados no ano letivo 2016/17.

No ano de arranque a medida custou 5.250 euros aos cofres da autarquia que estima gastar cerca de 15.000 no segundo ano de bolsas para o Ensino Superior.

Luís Arcipreste, estudante do primeiro ano de Engenharia Química, comentou que "esta medida ajudou particularmente os pais, tirou-lhes peso financeiro" relativamente à estada na faculdade, enquanto Rafaela Teixeira, que estuda Biologia Marinha no Algarve, apontou que "a distância ficou encurtada graças à ajuda municipal".

O presidente da câmara, Joaquim Couto, vincou que "a condição económica não pode ser um fator de exclusão no acesso à formação".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório