Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Sindicato da Hotelaria recolhe assinaturas para exigir aumentos salariais

O Sindicato da Hotelaria do Norte já recolheu cerca de "600" assinaturas para um abaixo-assinado que pretende enviar à Associação Portuguesa de Hotelaria Restauração e Turismo (APHORT) em setembro reivindicando aumentos salariais no setor.

Sindicato da Hotelaria recolhe assinaturas para exigir aumentos salariais
Notícias ao Minuto

11:43 - 02/08/16 por Lusa

País Abaixo-assinado

Desde há uma semana que este sindicato está a realizar concentrações e recolha de assinaturas junto a diversos hotéis, restaurantes e café da região, chamando a atenção para o facto de muitos trabalhadores serem precários e reivindicando aumentos salariais.

"É a segunda semana consecutiva que fazemos estas ações de luta, todos os dias o sindicato vai para as portas das empresas, dos hotéis, dos restaurantes, dos cafés e de facto a adesão dos clientes ao abaixo-assinado por melhores salários tem sido grande", afirmou o dirigente do sindicato Francisco Figueiredo, que falava à Lusa no âmbito de mais uma concentração hoje realizada junto ao hotel Porto Palácio.

Segundo o dirigente sindical, "centenas de clientes manifestaram a sua solidariedade a esta luta dos trabalhadores por melhores salários. É uma luta que iremos prosseguir".

"Amanhã [quarta-feira] estaremos no hotel Bessa do Porto, depois iremos a Viana do Castelo e sexta-feira a Braga. Vamos prosseguir com estas ações porque, de facto, é inaceitável que hoje os hotéis tenham preços equiparados às principais cidades europeias, continuando a praticar salários são muito baixos. Os patrões aumentam os preços do alojamento, deixando para trás os trabalhadores", frisou.

Os preços no setor na cidade do Porto "já ultrapassaram há muito os preços de 2008 e os salários estão congelados. Desde 2011 que os salários estão congelados porque a associação patronal recusa e as empresas aproveitam-se", disse.

Nestas concentrações o Sindicato da Hotelaria do Norte interpela os clientes do hotéis para explicar a situação, convidando-os a assinarem o abaixo-assinado que ao fim do dia é entregue ao grupo hoteleiro em causa.

O Sindicato promete que as ações de luta vão prosseguir até que a "associação patronal", a Associação Portuguesa de Hotelaria Restauração e Turismo (APHORT), "reconsidere a sua posição e dê aumentos salariais".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório