Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

"Houve falha de segurança no aeroporto que é preciso analisar"

Quatro argelinos invadiram a pista do aeroporto de Lisboa. Acabaram detidos momentos depois.

"Houve falha de segurança no aeroporto que é preciso analisar"
Notícias ao Minuto

13:25 - 01/08/16 por Goreti Pera

País SEF

O Sindicato dos Funcionários do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SINSEF) considera que “houve uma falha de segurança” que permitiu que quatro cidadãos argelinos invadissem a pista do Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, no passado sábado.

“Que houve falhas de segurança não há dúvidas. O problema foi mitigado e acionado o protocolo, mas a falha existiu”, disse ao Notícias ao Minuto a presidente do sindicato, certa de que, “mais do que atribuir culpas, é preciso perceber o que falhou”.

Na perspetiva de Manuela Niza Ribeiro, há uma lição a retirar deste incidente: “É preciso investir na segurança interna e fazer com que o serviço do SEF seja compreendido como algo muito específico”.

“Cerca de 50% do pessoal que compõe o SEF é civil, pelo que não é abrangido pela lei orgânica. É necessária uma revisão da lei, que já foi pedida à ministra”, explicou a representante, adiantando que estão ainda a pensar se mantêm ou não o pré-aviso de greve para 11 e 12 de agosto.

“Há situações de documentação imprescindíveis que vão ficar paradas. Há um atraso processual na ordem dos seis meses, que com a greve passará para oito meses”, atirou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório