Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

GNR de Vila Real contabiliza 117 furtos de veículos no último ano

Num ano e meio foram furtados 117 veículos no distrito de Vila Real, com incidência em carrinhas ligeiras, um crime que está a merecer uma atenção redobrada por parte da GNR que alerta os proprietários para reforçarem precauções.

GNR de Vila Real contabiliza 117 furtos de veículos no último ano
Notícias ao Minuto

13:05 - 01/08/16 por Lusa

País Estatística

O Comando Territorial da GNR de Vila Real registou, entre janeiro e julho deste ano, 51 furtos de veículos (ciclomotores, motociclos, veículos ligeiros, pesados e tratores), com a maior parte das ocorrências verificadas nos concelhos de Vila Real (10), Alijó (nove), Régua (cinco), Vila Pouca de Aguiar Sabrosa e Chaves (todos com quatro).

Em todo o ano de 2015, contabilizaram-se 66 furtos no distrito, com destaque para Vila Real (13), Régua (12) e Valpaços (10).

Grande parte dos veículos furtados são carrinhas ligeiras de mercadorias, muito utilizadas para os trabalhos agrícolas.

As autoridades estão a investigar para perceber se os roubos estão relacionados com redes que enviam este tipo de carrinhas para os mercados dos países de Leste e África

Fonte da GNR disse hoje à agência Lusa que, "fruto da investigação criminal levada a efeito, recentemente foi intercetada uma viatura com quatro indivíduos suspeitos da prática deste tipo de crime".

Os suspeitos foram identificados e foi apreendido diverso material e equipamento como medida cautelar.

A fonte referiu ainda que a Guarda desenvolve ao longo do ano, na sua área de responsabilidade, ações de patrulhamento de proximidade" com o objetivo de se mostrar visível, no sentido de dissuadir e identificar possíveis praticantes deste tipo de crime".

Estas ações são realizadas com especial destaque na época de veraneio.

Para prevenir os furtos, a GNR aconselha os proprietários a reforçarem as medidas de precaução, como, por exemplo, evitar estacionar em locais isolados, perigosos ou que estejam mal iluminados à noite, ainda que evitem deixar objetos de valor visíveis ou documentos dentro da viatura.

A Guarda aconselha ainda ao cuidado de fechar as janelas e as portas do veículo, ao recurso a dispositivos de segurança visíveis de forma a desencorajar um possível ladrão e alerta para que nunca deixar a viatura ligada.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório