Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Mais 18 mil açorianos com médico de família até final do ano

O presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, anunciou na quinta-feira que mais de 18 mil açorianos vão ter médico de família até ao final deste ano devido ao número de clínicos a concluir a formação nesta área.

Mais 18 mil açorianos com médico de família até final do ano
Notícias ao Minuto

12:27 - 29/07/16 por Lusa

País Açores

Nesta área da saúde, temos a ambição de dotar a nossa região de mais recursos humanos e de avançar para termos mais médicos a servir os açorianos", afirmou Vasco Cordeiro, que falava na quinta-feira à noite na inauguração das novas instalações da Unidade de Saúde da Vila de Água de Pau, no concelho da Lagoa, em São Miguel.

De acordo com o executivo açoriano, em abril, na primeira época de 2016, terminaram a formação nove médicos de Medicina Geral e Familiar, a que se juntam outros seis clínicos que concluem a sua formação até ao final do ano.

Vasco Cordeiro, citado numa nota de imprensa do Governo Regional, anunciou ainda obras nos Centros de Saúde de Santa Cruz das Flores e das Lajes do Pico, a segunda fase do Hospital e das novas instalações do Centro de Saúde da Horta (Faial) e a remodelação e ampliação do Serviço de Urgência do Hospital de Ponta Delgada.

"Aumentámos, gradualmente, o número de consultas prestadas, quer nas Unidades de Saúde de Ilha, quer nos Hospitais, registando-se um crescimento acima dos 16 por cento de 2012 para 2015, e aumentámos também a comparticipação diária na deslocação de doentes, introduzindo fatores de maior justiça para apoiar mais quem mais precisa", acrescentou.

Sobre o investimento feito em parceria com a Câmara Municipal da Lagoa na Unidade de Saúde de Água de Pau, disse que também constitui um exemplo do que tem sido feito ao nível das infraestruturas e equipamentos na região, e que representou, nesta legislatura, cerca de 60 milhões de euros de investimento, refere a nota do executivo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório