Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 24º

Funchal avança com projeto para retirar amianto dos bairros sociais

A Câmara Municipal do Funchal decidiu hoje abrir concurso para a construção de 58 fogos em dois bairros sociais, no âmbito de um programa de requalificação que visa eliminar o amianto dos edifícios, informou o presidente da autarquia.

Funchal avança com projeto para retirar amianto dos bairros sociais
Notícias ao Minuto

19:01 - 28/07/16 por Lusa

País Câmara Municipal

"Temos quatro bairros identificados com amianto, não apenas ao nível da coberta, mas também das paredes interiores e exteriores", explicou Paulo Cafôfo, no final da reunião camarária, salientando que isso implica uma "demolição total" dos prédios e a construção de novos.

Para já, serão edificados 30 fogos no Bairro Quinta Falcão e 28 no Conjunto Habitacional dos Viveiros, dois dos complexos geridos pela autarquia.

"Este investimento é feito unicamente com o esforço financeiro da Câmara Municipal do Funchal, ao contrário do que acontecia no passado, em que havia financiamento de fundos comunitários", disse Paulo Cafôfo.

O autarca sublinhou que, tendo em conta o "bom rigor das contas da Câmara", foi possível contrair um empréstimo bancário de 10 milhões de euros, dos quais cinco milhões serão investidos no programa Amianto Zero nos Bairros Socais.

A Câmara Municipal deliberou, por outro lado, abrir o procedimento concursal para a exploração de abrigos de montanha, na zona do Parque Ecológico do Funchal, bem como de uma zona de apoio ao turismo de montanha, com restaurante e balneários.

Foi ainda aberto um concurso público para a exploração de espaços no Complexo Balnear do Lido, que reabriu este verão após ter estado vários anos encerrado.

O município do Funchal é liderado pela coligação Mudança (PS, BE, PTP, MPT e PAN), que derrotou o PSD nas eleições autárquicas de 2013.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório