Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Évora vai reflorestar "pulmão da cidade" destruído pelo fogo

A Câmara de Évora vai reflorestar uma parte do Alto de São Bento, considerado "o pulmão da cidade", após um incêndio florestal, ocorrido há pouco mais de uma semana, ter destruído 120 hectares de mato e pasto.

Évora vai reflorestar "pulmão da cidade" destruído pelo fogo
Notícias ao Minuto

16:26 - 28/07/16 por Lusa

País Notícias

O vereador João Rodrigues adiantou hoje à agência Lusa que o município vai avançar a recuperação da zona, cujos trabalhos incluem a limpeza e manutenção de estradas de acesso e a reflorestação.

"Vamos reflorestar a área que é propriedade do município, que são oito dos 120 hectares que arderam", mas também "tentar, junto dos proprietários, que eles façam a sua quota-parte" no processo, disse.

O responsável pelos pelouros do Ambiente e Proteção Civil adiantou que os serviços municipais estão a "analisar a quantidade de arvoredo que ardeu e a sua variedade", para, depois, se iniciar a plantação de novas árvores.

"Temos que ver qual a melhor altura do ano para plantar as árvores, que, em princípio, serão sobreiros, azinheiras e oliveiras", referiu.

João Rodrigues indicou que a câmara também já iniciou "o corte de ervas nas bermas das estradas", tendo começado nos "locais mais prioritários", na sequência de um levantamento feito pelos serviços municipais.

O incêndio no Alto de São Bento, na periferia da cidade alentejana, ocorreu no dia 18 deste mês, destruindo um total de 120 hectares de mato e pasto.

O combate às chamas mobilizou um total de 169 operacionais e 52 viaturas das várias corporações de bombeiros da região, com o auxílio de um helicóptero e de dois aviões bombardeiros.

As causas do incêndio estão a ser investigadas pela Polícia Judiciária (PJ), que esteve no local a recolher vestígios e indícios, segundo fonte policial.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório