Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Greve dos enfermeiros com 77,8% de adesão no Hospital de Guimarães

A greve dos enfermeiros no Hospital de Guimarães está hoje a registar uma adesão de "77,8%" e "um número aproximado", nos restantes hospitais da região do Minho, disse à Lusa fonte sindical.

Greve dos enfermeiros com 77,8% de adesão no Hospital de Guimarães
Notícias ao Minuto

13:48 - 28/07/16 por Lusa

País Sindicatos

Nelson Pinto, do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, disse que as exceções são o Centro Hospitalar Médio Ave e de Viana do Castelo, que registam "menos 10% de adesão", rondando os 60%.

Estes profissionais reivindicam a atualização da carga horária para as 35 horas e denunciam a existência de "milhares de horas a haver nos hospitais, nomeadamente cerca de 20 mil horas no Hospital de Guimarães, 11 mil no Centro Hospitalar Médio Ave e cerca de 11 mil no Hospital de Viana do Castelo", disse o dirigente sindical.

"Exigimos a admissão de mais enfermeiros para que efetivamente as pessoas possam trabalhar aquilo que está no seu contrato", acrescentou.

De acordo com Nelson Pinto, em Guimarães, "no serviço de internamento funcionam os serviços mínimos e, na unidade de cirurgia, em ambulatório, funciona apenas a sala de urgência, para os doentes programados para cirurgia oncológica. De resto, não há mais nada a funcionar ao nível do operatório".

"As consultas estão bastante condicionadas, porque, além da greve dos enfermeiros, decorre também uma greve de secretários e assistentes operacionais", acrescentou.

Em relação ao Hospital de Braga, o dirigente do SEP disse não dispor de dados relativos à adesão a esta greve, mas, ao início da manhã, a dirigente do SEP Guadalupe Simões disse à Lusa que 55% dos enfermeiros desta unidade hospitalar não compareceu no seu posto de trabalho.

Os enfermeiros dos distritos do Algarve, Castelo Branco, Minho e Santarém cumprem hoje o primeiro de dois dias de greve convocada pelo Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP), no mesmo dia em que mais trabalhadores da saúde também estão em protesto.

A greve nacional mantém-se marcada para sexta-feira, pela "aplicação das 35 horas aos enfermeiros com Contratos Individuais de Trabalho, a reposição do valor integral das horas de qualidade extraordinárias, a admissão de enfermeiros e o pagamento das horas extraordinárias".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório