Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Como foi um tubarão morder um pescador português?

Um pescador de 43 anos ficou ontem ferido com gravidade depois de ter sido mordido por um tubarão azul.

Notícias ao Minuto

22:10 - 27/07/16 por Carolina Rico

País Resgate

A Força Aérea portuguesa resgatou esta terça-feira um pescador que fora mordido numa das pernas por um tubarão azul (tintureira) durante a faina.

A informação foi divulgada pela Marinha e pela Força Aérea nos seus sites oficiais mas não se sabia ainda como foi um tubarão morder um homem que não estava na água, mas sim a bordo de um navio, o ‘Filipa Miguel’, a cerca de 332km a Oeste da Póvoa de Varzim.

Os pescadores terão apanhado o animal nas suas redes e já a bordo do barco o tubarão ter-se-á debatido e mordido o homem de 43 anos numa das pernas, sofrendo uma hemorragia não controlada e perda de massa muscular.

O tubarão azul é uma das espécies mais comuns do Atlântico e costumam nadar junto a barcos de pesca em busca de alimentos, acabando por vezes presos nas redes que perseguem, explicou o capitão Noel Ferreira em entrevista à SIC Notícias.

Na tentativa de se libertar, estes animais podem reagir de forma agressiva, mas os seus ataque são raros. Foram registados apenas 13 em todo o mundo, dos quais quatro resultaram em mortes.

A vítima deste acidente foi resgatada com sucesso e transportada de helicóptero EH-101 para o Aeroporto Francisco Sá Carneiro. Foi depois encaminhado para o Hospital de S. João, onde se encontra em estado estável.

A operação ficou concluída após mais de cinco horas de voo, apenas 15 dos quais passados no resgate efetivo. O habitual seria ainda menos, mas um dos cabos partiu-se.

O vento e a agitação marítima são, segundo o capitão Noel Ferreira, que comandou esta missão, as maiores dificuldades enfrentadas pelas equipas de resgate neste tipo de operações.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório