Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Polícia Marítima resgatou 39 refugiados em naufrágio no mar Egeu

A equipa da Polícia Marítima (PM), em missão na Grécia, resgatou 39 migrantes e refugiados de um barco que se estava afundar no mar Egeu, anunciou hoje a Autoridade Marítima Nacional (AMN).

Polícia Marítima resgatou 39 refugiados em naufrágio no mar Egeu
Notícias ao Minuto

19:38 - 27/07/16 por Lusa

País Migrações

Em comunicado, a AMN adianta que o resgate dos 39 migrantes e refugiados, oito dos quais crianças, ocorreu na segunda-feira de manhã durante uma patrulha da equipa da PM, que recebeu a informação de que um barco estava a atravessar as águas do mar Egeu, dirigindo-se para a Grécia.

Quando a equipa de resgate portuguesa chegou junto ao barco, verificou que estava furado, a esvaziar-se e que rapidamente se ia afundar, além dos migrantes e refugiados estarem muito agitados e nervosos, tendo os elementos da PM decidido resgatá-los rapidamente, indica a AMN.

Segundo a AMN, os migrantes e refugiados foram transportados pela PM para a ilha de Lesbos, onde todos desembarcaram em segurança e se encontravam elementos da guarda-costeira grega e da agência europeia FRONTEX para ajudar no desembarque de refugiados e migrantes.

A AMN avança que foi necessário ministrar oxigénio a uma mulher devido à fadiga da viagem.

De acordo com a AMN, os 39 migrantes e refugiado eram oriundos do Afeganistão, Congo, Eritreia, Irão, Iraque, Mali, Paquistão, Senegal, Síria e Somália.

Uma equipa da Polícia Marítima, composta por 13 elementos, está no Mar Egeu, na Grécia, desde 01 de outubro do ano passado, no âmbito de uma operação da Agência Europeia da Gestão da Cooperação Operacional nas Fronteiras Externas dos Estados-Membros da União Europeia (Frontex).

A operação, denominada "Poseidon Sea 2015", tem "o objetivo de cooperar no controlo e vigilância das fronteiras marítimas gregas e no combate ao crime transfronteiriço".

Segundo a AMN, a patrulha portuguesa resgatou, até ao momento, 3.277 refugiados e migrantes, 843 dos quais bebés e crianças e 711 mulheres, e deteve cinco facilitadores.

A PM vai manter o seu apoio à guarda-costeira Grega até 30 de setembro de 2016.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório