Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Associações temem "futuro sombrio" para a conservação da natureza

Zero e Fapas pedem melhor articulação entre os vários programas e planos destinados à conservação da natureza.

Associações temem "futuro sombrio" para a conservação da natureza
Notícias ao Minuto

15:55 - 27/07/16 por Notícias Ao Minuto

País Ambiente

A propósito do dia Nacional da Conservação da Natureza, que se comemora amanhã, a associação Zero e a FAPAS divulgam um comunicado em que expressam preocupação com o futuro da natureza “se forem adiados investimentos fundamentais”, sobretudo no continente.

Em causa está, por exemplo, o litoral, que está “devassado por investimentos imobiliários, rios poluídos e interrompidos por milhares de açudes e barragens, solos degradados por práticas agrícolas desastrosas, ecossistemas invadidos por espécies exóticas animais e vegetais, espaços florestais cada vez mais ocupados por monoculturas de eucaliptos e ainda um meio marinho empobrecido pela pesca destrutiva e descontrolada, apontam as associações.

Além disso, “temos uma administração que, apesar de partilhar muitas competências por diversos organismos, que pouco ou nada se articulam, elabora planos, programas e projetos que não estão interligados (ou então não os elabora de todo)”, criticam. Sendo disso exemplo mais flagrante “a falta de coincidência entre os planos de ordenamento florestal e os planos de gestão das regiões hidrográficas ou a descoordenação total na aplicação das medidas agroambientais no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural 2014-2020”.

Por isso, apesar das reconhecidas dificuldades financeiras do país, a Zero e a Fapas reiteram a importância de garantir que as verbas previstas (relativas aos fundos comunitários ou que possam angariadas) sejam eficazmente utilizadas para garantir a preservação da biodiversidade e dos ecossistemas e a sustentabilidade do território. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório