Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Praias de Morgavel e da Ilha do Pessegueiro ainda sem vigilância

As praias de Morgavel e da Ilha do Pessegueiro, no concelho de Sines, continuam sem nadadores salvadores, passado mais de um mês do início da época balnear, confirmou hoje o capitão do Porto de Sines.

Praias de Morgavel e da Ilha do Pessegueiro ainda sem vigilância
Notícias ao Minuto

18:34 - 26/07/16 por Lusa

País Sines

"As duas praias continuam sem vigilância", afirmou o comandante José Velho Gouveia, capitão do Porto de Sines, no distrito de Setúbal, quando questionado pela agência Lusa a propósito da falta de nadadores salvadores nas praias de Morgavel e da Ilha do Pessegueiro.

O responsável da Autoridade Marítima de Sines indicou não ter informação de quando passará a ser assegurada vigilância nas duas zonas balneares, remetendo a questão para a Câmara Municipal, que terá contratualizado com a Associação de Nadadores Salvadores do Litoral Alentejano - Resgate a colocação de profissionais.

Contactado pela agência Lusa, o presidente do município, Nuno Mascarenhas, confirmou a dificuldade na colocação de nadadores salvadores, situação que espera que seja resolvida "ainda esta semana".

"Foi assinado um protocolo com a Resgate para fornecer os nadadores salvadores, eles estão com dificuldades em arranjar [profissionais] para todas as praias, é um problema que acontece em todo o país, mas esperamos que, ainda esta semana, as duas praias que faltam possam ter os nadadores salvadores", disse.

Apesar de não terem vigilância no local, ambas as praias contam, no entanto, com um "apoio", adiantou o autarca, explicando que passam por lá "regularmente" veículos da associação Resgate e da Marinha.

Segundo Nuno Mascarenhas, esta é a primeira vez que praias classificadas como zonas balneares se mantêm até esta altura do ano sem vigilância, contudo, destacou, existem outras praias vigiadas no concelho, como é o caso da praia Vasco da Gama, São Torpes e a praia Grande de Porto Covo.

O autarca fez ainda questão de lembrar que "não há nada na lei que obrigue os municípios [a assegurar a vigilância nas praias]", mas que, ainda assim, para manter a Bandeira Azul, que implica que a zona balnear tenha nadador salvador, a autarquia toma essa iniciativa em algumas praias, como é o caso da de Morgavel e da Ilha do Pessegueiro.

"Em Morgavel e na Ilha do Pessegueiro [o município] substitui-se a quem deveria efetivamente suportar esses custos que são as entidades governamentais", apontou Nuno Mascarenhas, referindo-se à Agência Portuguesa do Ambiente (APA), que é a entidade responsável por concessionar as praias, com o compromisso da contratação de nadadores salvadores pelos concessionários.

Contudo, sem concessionários nestas zonas balneares, o município tem optado por assumir essa contratação, que adjudica, através de um protocolo, à associação Resgate.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório