Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Vila Velha de Ródão oferece manuais escolares a alunos do básico

A Câmara de Vila Velha de Ródão anunciou hoje que os alunos que frequentam o 3.º ciclo vão passar a receber gratuitamente os manuais escolares, tal como já acontecia no 1.º e no 2.º ciclo.

Vila Velha de Ródão oferece manuais escolares a alunos do básico
Notícias ao Minuto

11:45 - 26/07/16 por Lusa

País Castelo Branco

"A Câmara de Vila Velha de Ródão, que já atribuía os manuais escolares aos estudantes do 1º e do 2.º ciclo do ensino básico, vai assim estender a oferta ao 3.º ciclo de ensino", refere em comunicado o presidente do município, Luís Pereira.

Esta novidade chega em setembro, no início do ano letivo de 2016/2017, e contempla um total de 160 alunos que frequentam os três ciclos de ensino nas escolas públicas deste concelho do distrito de Castelo Branco.

O autarca explica que, tal como já sucedia no 1.º e 2.º ciclo, o município não se limita a oferecer os manuais escolares: "Assim, também os alunos [3.º ciclo] têm direito a um 'kit' de materiais escolares, proposto e avalizado pela Direção do Agrupamento de Escolas".

Adianta ainda que a autarquia, ao garantir este apoio, "está ciente do alívio financeiro que esta medida representa para muitos pais".

A par da oferta de manuais e materiais escolares, a Câmara de Vila Velha de Ródão investe anualmente na educação cerca de 430 mil euros.

"Este valor representa um investimento de 1.917 euros anuais por cada criança que frequente o ensino no concelho", afirma.

Este apoio passa também pela gratuitidade das creches e jardim-de-infância, pelos transportes, refeições, apoios especializados (terapeutas da fala, terapeutas ocupacionais e nutricionistas), oferta de música, bolsas de estudo para estudantes universitários, assim como apoios diretos ao Agrupamento de Escolas local.

"Todos os alunos residentes no concelho de Vila Velha de Ródão têm direito a este apoio, independentemente dos seus rendimentos", sustenta o autarca.

Luís Pereira sublinhou ainda que esta medida foi tomada no seguimento de uma estratégia definida pelo executivo, no início do mandato, e representa "uma clara aposta" no aumento da qualidade de vida dos munícipes e na fixação de novos residentes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório