Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Município de Albergaria-a-Velha fomenta partilha de manuais escolares

O Município de Albergaria-a-Velha está a facultar, sem qualquer custo, manuais escolares a alunos do 1.º, 2.º, 3.º Ciclos e do Secundário, através do Banco de Livros Escolares da Biblioteca Municipal, anunciou hoje fonte autárquica.

Município de Albergaria-a-Velha fomenta partilha de manuais escolares
Notícias ao Minuto

11:31 - 25/07/16 por Lusa

País Autarquia

O acesso a livros do banco da Biblioteca é gratuito e não depende do rendimento do agregado familiar, já que o objetivo é criar hábitos de partilha de manuais entre a população escolar e permitir a sua reutilização.

A vereadora da Educação na Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha, Catarina Mendes, refere que "a partilha através dos bancos de livros permite à comunidade escolar adquirir respeito pelos livros, não apenas enquanto objetos que contêm informação, mas como objetos transmissores de conhecimentos e emoções".

Qualquer aluno pode fazer requisições pelo período máximo de um ano letivo, salientando a vereadora que cabe aos estudantes "manter os livros em boas condições, contribuindo para a sua reutilização, de forma a assegurar que outros colegas poderão estudar pelos mesmos manuais e livros de apoio".

A Câmara procura, também, estimular os alunos que já não necessitam dos manuais escolares do ano passado a doá-los ao Banco de Livros Escolares da Biblioteca, de maneira a aumentar o serviço de empréstimo, que dispõe já de mais de 350 livros.

"Os manuais escolares, desde 2014, passaram a ter um período de vigência de seis anos, o que levará a uma utilização mais frequente do serviço de empréstimo, através do qual os alunos podem requisitar manuais que estejam em vigor nos seus planos de estudo, sem custos", explica Catarina Mendes.

Criado há um ano, o Banco de Livros escolares da Biblioteca Municipal pretende "fomentar a reutilização de livros escolares de forma gratuita, ecologicamente sustentável, contribuindo para a poupança das famílias".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório