Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Rui Vilar elogia "coragem e destreza política" de Mário Soares

O jurista e gestor Rui Vilar, que integrou o I Governo Constitucional, elogiou hoje as qualidades políticas de Mário Soares, que liderou o primeiro executivo que governou em democracia em Portugal, durante uma homenagem em Lisboa.

Rui Vilar elogia "coragem e destreza política" de Mário Soares
Notícias ao Minuto

20:33 - 23/07/16 por Lusa

País Homenagem

Rui Vilar, que foi ministro dos Transportes e Comunicações do I Governo Constitucional, destacou a "tarefa gigantesca" e a "tremenda responsabilidade" que essa equipa governativa encarou no período que se seguiu à revolução do 25 de abril, especialmente, o então primeiro-ministro, Mário Soares.

Segundo o responsável, os desafios que então se apresentavam exigiam "forças desmedidas - vontade, lucidez, determinação - e um apoio político que não era muito consentâneo nem provável num governo minoritário".

E realçou: "Mário Soares assumiu, com as suas reconhecidas coragem e destreza política, o desafio".

Rui Vilar assinalou que Mário Soares "era, sem dúvida, na altura, o político português mais prestigiado tanto em Portugal como no estrangeiro", devido ao seu passado de "resistência e de luta contra a ditadura", a par de "tudo o que fizera pela consolidação da liberdade conquistada no 25 de abril".

O jurista sublinhou também que "as ligações e o apoio de muitos líderes estrangeiros e internacionais, colocavam-no [Mário Soares] como o chefe de Governo indiscutível".

De resto, Rui Vilar destacou a "grande liberdade" que Mário Soares concedeu aos seus ministros, isto, sem hesitar em corrigir o que entendia necessário.

O antigo ministro destacou ainda que a área económica era a "prioridade das prioridades" de Mário Soares enquanto primeiro-ministro, que foi mesmo assumida logo na posse do Governo que liderava.

"As dificuldades avolumavam-se e a recorrente escassez de divisas apontava para uma negociação com o Fundo Monetário Internacional (FMI)", recordou Rui Vilar, frisando que Soares "resolveu, no seu estilo combativo, passar à ofensiva".

Líder de um governo minoritário, primeiro tentou um acordo com os partidos da oposição na Assembleia da República. Como tal não foi possível, apresentou uma moção de confiança no parlamento que, ao ser votada favoravelmente apenas pelo PS, levou à queda do seu Governo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório