Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Mega operação da GNR na A1 terminou apenas com uma detenção

A GNR deteve apenas uma pessoa e apreendeu droga, durante uma megaoperação que levou ao fecho durante mais de três horas da Autoestrada do Norte (A1) nos dois sentidos, em Estarreja.

Mega operação da GNR na A1 terminou apenas com uma detenção
Notícias ao Minuto

11:06 - 23/07/16 por Lusa

País Estarreja

A operação, que foi acompanhada pela agência Lusa, decorreu entre as 22:30 de sexta-feira e as 02:00 de hoje.

Segundo o capitão Ivo Cristal, da GNR, esta ação mobilizou cerca de uma centena de militares - e não 80 como tinha inicialmente informado - dos destacamentos de trânsito, de ação fiscal e de intervenção, com binómios de ordem pública e de deteção de droga.

Cerca das 22:30, os militares começaram a desviar o trânsito para o interior da área de serviço de Antuã, onde os veículos foram divididos em ligeiros e pesados, tendo sido fiscalizados cerca de 630 viaturas.

Apesar do aparato, a GNR só deteve uma pessoa e levantou dez autos de contraordenação, por posse de estupefacientes.

Entre as apreensões feitas pelas autoridades, contam-se 20,3 gramas de haxixe, 3,2 gramas de liamba, 19 gramas de cannabis, 0,6 gramas de ecstasy e 0,2 gramas de cocaína.

A GNR detetou ainda 164 infrações ao Código de Estrada, a maioria das quais por excesso de velocidade, tendo sido emitidas contraordenações por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei e infrações relacionadas com tacógrafos, entre outras.

"O objetivo desta operação é a deteção de indivíduos suspeitos e a apreensão de estupefacientes e de armas", sintetizou o capitão Ivo Cristal.

Pouco tempo depois do início desta ação, a operação já estava a ser divulgada nas redes sociais, mas o capitão Ivo Cristal diz que este tipo de informação "não compromete a eficácia da intervenção".

"Nós trabalhamos na prevenção da criminalidade. O nosso objetivo nas operações que fazemos é trabalhar para a segurança da população", disse.

Liliana Luís, que estava de regresso a casa, em Leiria, depois de um jantar de família em Vila do Conde, foi uma das automobilistas que foi mandada parar.

"Acho muito bem e sentimo-nos seguros acima de tudo. Fiquei bastante satisfeita, porque ficamos sempre mais tranquilos", disse esta automobilista.

Quase a terminar a operação, foi intercetado um cidadão espanhol que estava de viagem para Vigo.

Carlos Perez acusou uma taxa de alcoolemia de 0,64 gramas de álcool por litro de sangue e teve de pagar uma multa de 250 euros.

"Se bebi, tenho que pagar. Quem comete um delito tem que pagá-lo", disse, resignado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório