Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Se este sábado vai à praia, não se esqueça dos raios UV

O distrito da Guarda apresenta hoje risco extremo de exposição à radiação ultravioleta (UV) e os restantes risco muito elevado, indica o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPAM).

Se este sábado vai à praia, não se esqueça dos raios UV
Notícias ao Minuto

08:45 - 23/07/16 por Lusa

País IPMA

Os índices UV variam entre menor do que 2, em que o UV é baixo, 3 a 5 (moderado), 6 a 7 (elevado), 8 a 10 (muito elevado) e superior a 11 (extremo).

No risco moderado, O IPMA recomenda para que se evite o mais possível a exposição ao sol, enquanto no muito elevado aconselha a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protetor solar.

Na sexta-feira, a Direção-Geral da Saúde alertou a população para as elevadas temperaturas que se preveem, aconselhando as pessoas a manterem o corpo fresco e hidratado e a procurarem zonas de sombra ou climatizadas.

"Estamos preocupados com a população em geral, mas sobretudo com os grupos mais vulneráveis, que podem ter mais suscetibilidade aos efeitos do calor, designadamente as crianças, as pessoas com mais de 65 anos, os doentes crónicos e quem desenvolve atividade no exterior, sejam estas profissionais ou de lazer", disse à Lusa Andreia Silva, diretora do serviço de prevenção da doença e promoção da saúde da DGS.

A especialista explicou ainda que este alerta serve sobretudo para a população de risco, mas também para a população em geral, tendo em conta a subida brusca das temperaturas, a manutenção durante alguns dias do tempo muito quente e ao facto de as temperaturas mínimas se manterem igualmente elevadas, levando às chamadas "noites tropicais", o que não permite o arrefecimento natural das casas.

O IPMA prevê uma subida acentuada da temperatura máxima, em especial nas regiões do litoral, que podem ser superiores aos 35 graus.

Segundo o IPMA, as regiões do interior centro e sul vão ter temperaturas a rondar os 40 graus, além da humidade do ar ser inferior a 20 por cento, mantendo-se os valores baixos durante o período noturno.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório