Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Onda de calor provoca risco máximo de incêndio em vários concelhos

Dezanove concelhos dos distritos de Santarém, Guarda, Viseu, Castelo Branco, Leiria, Coimbra e Faro apresentam hoje o risco máximo de incêndio, segundo informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Onda de calor provoca risco máximo de incêndio em vários concelhos
Notícias ao Minuto

08:45 - 23/07/16 por Lusa

País IPMA

O IPMA colocou em risco máximo de incêndio os concelhos, Mação e Sardoal (Santarém), Sertã, Vila de Rei e Oleiros (Castelo Branco), Góis, Pampilhosa da Serra, Miranda do Corvo e Arganil (Coimbra), Sabugal, Guarda, Celorico da Beira, Trancoso, Fornos de Algodres e Aguiar da Beira (Guarda), Pedrógão Grande e Figueiró dos Vinhos (Leiria), Monchique (Faro), Sernancelhe e Vila Nova de Paiva (Viseu).

Em risco muito elevado e elevado de incêndio estão vários concelhos de todos os distritos (18) de Portugal continental.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre reduzido e máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia, relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Na sexta-feira, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) alertou para o perigo de incêndio florestal devido às previsões de tempo quente e seco, com temperaturas que podem chegar aos 40 graus nas regiões do interior centro e sul.

O IPMA colocou hoje em aviso amarelo 17 distritos de Portugal Continental, tendo em conta a persistência de valores elevados de temperatura máxima.

Faro é o único distrito que está com hoje aviso verde.

O IPMA prevê para hoje uma subida rápida e muito significativa da temperatura.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório