Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 24º

Aprovados projetos de resolução para reduzir acidentes com tratores

O parlamento aprovou hoje dois projetos de resolução do CDS e do PSD com recomendações ao Governo para aplicar medidas para reduzir o elevado número de acidentes envolvendo tratores.

Aprovados projetos de resolução para reduzir acidentes com tratores
Notícias ao Minuto

23:42 - 20/07/16 por Lusa

País Parlamento

Na sessão plenária que hoje decorreu no parlamento, foi aprovada a recomendação feita pela bancada do CDS-PP ao Governo para que "tome medidas legislativas e de formação no sentido de reduzir o elevado número de acidentes com mortes envolvendo tratores agrícolas ou florestais".

Com votação feita separadamente por pontos, os relativos à legislação para que se torne obrigatória a inspeção periódica para os tratores que circulem na via pública e a instalação de arco de proteção em todos os tratores anteriores a 1994 foram aprovados com os votos contra do PCP e PEV e a abstenção do PS e PSD.

Já a recomendação do PSD ao executivo para que adote medidas legislativas de monitorização, apoio e formação com o objetivo de reduzir drasticamente a sinistralidade com tratores, apenas o ponto que sugere a promoção da sistematização futura de informação relativa a acidentes com tratores e máquinas agrícolas foi aprovada por unanimidade.

O ponto relativo à aplicação de medidas de apoio excecional aos proprietários de explorações agrícolas, que permita a substituição dos tratores antigos ou a sua adaptação por questões de segurança, foi aprovada com a abstenção do PAN, CDS e BE.

Apesar da abstenção do PCP, PEV e PS o ponto para que os proprietários de tratores agrícolas sejam sensibilizados para que procedam à inspeção periódica aos tratores nos centros de Inspeção homologados para os tratores que circulem na via pública foi aprovado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório