Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Há multa para quem estenda a toalha à sombra destas arribas

Este ano não arrisque: leve chapéu de sol para a praia e evite a sombra potencialmente mortal das arribas.

Há multa para quem estenda a toalha à sombra destas arribas
Notícias ao Minuto

10:05 - 24/07/16 por Carolina Rico

País Segurança

Apesar de conhecidos os perigos de derrocada, a sombra das arribas da costa portuguesa continua a atrair veraneantes todos os anos.

Há 75 arribas interditas e devidamente sinalizadas em praias dos concelhos de Albufeira, Aljezur, Lagoa, Lagos, Portimão, Silves e Vila do Bispo.

Para quem ignore estes avisos há multas, lembra fonte da Autoridade Marítima Nacional em declarações ao Notícias ao Minuto.

Entre 30 e 100 euros para quem permaneça, circule ou atravesse as zonas interditas assinaladas.

Este valor pode duplicar (entre 60 e 200 euros) se quem se encontrar junto à arriba for um um adulto acompanhado por um menor de 13 anos ou se já tiver sido advertido pelo nadador-salvador ou agente da autoridade.

Recorde-se que para se manter seguro deve evitar a zona de risco, a área passível de ser ocupada pelos resíduos de desmoronamentos, com largura igual a 1,5 vezes à altura da arriba.

Este ano ainda não foram registadas quaisquer derrocadas nos espaços balneares marítimos, no entanto, há a registar quatro quedas de falésia, sem vítimas mortais, revela a Autoridade Marítima.

A trágica derrocada na praia Maria Luísa, em Albufeira, na qual morreram cinco pessoas e três ficaram feridas, foi há seis anos.

Consulte aqui a lista completa das 75 praias com arribas consideradas interditas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório