Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Hoteleiros apoiam dispensa de nadadores-salvadores nas piscinas

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) manifestou hoje satisfação pela decisão do Governo de tornar facultativa a presença de nadadores-salvadores nas piscinas dos empreendimentos turísticos.

Hoteleiros apoiam dispensa de nadadores-salvadores nas piscinas
Notícias ao Minuto

12:48 - 20/07/16 por Lusa

País Hotel

"A AHRESP considera muito positiva a recente alteração (...) que prevê o fim da obrigatoriedade de contratar nadadores-salvadores para piscinas de empreendimentos turísticos que sejam exclusivamente utilizadas pelos seus hóspedes, desde que seja assegurada vigilância e disponibilizado material e equipamento de informação e salvamento adequados", afirmou a associação em comunicado.

Na nota, a secretária-geral da AHRESP, Ana Jacinto, considerou que, "na prática, esta obrigação representava um custo de contexto relevante e desproporcional".

"Esta alteração acabou por corrigir e clarificar uma redação que, quanto a nós, contrariava o espírito da própria lei e constituía um injustificado custo de contexto", acrescentou.

Contudo, a AHRESP alertou para o facto de se manterem os "constrangimentos" quanto ao regime de nadadores-salvadores nas praias portuguesas.

"Este é um regime demasiado exigente, custeado unicamente pelos concessionários de praia, e que compromete a sustentabilidade deste tipo de negócio, tão importante para o nosso turismo", segundo Ana Jacinto.

A 16 de junho, o Governo publicou a portaria 168/2016 que retira a obrigatoriedade da presença de nadador-salvador nas piscinas de empreendimentos turísticos e nas piscinas de alto rendimento desportivo.

Na ocasião, o secretário de Estado Marcos Perestrello disse na comissão parlamentar de Defesa que, perante a falta de nadadores-salvadores em número suficiente para atender a todas as necessidades, o Governo teve de fazer opções e atribuiu prioridade à presença destes profissionais nas praias.

"Numa piscina de hotel, ou de competição, é mais simples a uma pessoa não qualificada fazer um salvamento, é fácil atirar uma boia, uma vara. É muito diferente de entrar no mar com ondulação forte. Foi uma opção que teve de ser feita. Não foi um disparate saído do nada", explicou, na ocasião, o secretário de Estado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório