Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Sindicato pede a Durão Barroso que reconsidere novo cargo

Um dos sindicatos que representam funcionários das instituições europeias considerou hoje, numa carta aberta, que Durão Barroso deveria ter recusado em nome da "decência" o convite do banco Goldman Sachs e pede-lhe que reconsidere a aceitação.

Sindicato pede a Durão Barroso que reconsidere novo cargo
Notícias ao Minuto

15:34 - 14/07/16 por Lusa

País Goldman Sachs

O sindicato Renovação e Democracia defendeu que a decisão de José Manuel Durão Barroso de integrar os quadros do Goldman Sachs como 'chairman', um cargo não executivo, "afeta os funcionários" da Comissão Europeia.

"Os funcionários desta instituição a que presidiu durante dez anos são também vítimas da sua decisão, que só teve em conta os seus interesses privados, enquanto a simples decência nunca deveria levá-lo a aceitar tal função", escreveu o sindicato.

A carta, assinada pelo presidente do sindicato, Cristiano Sebastiani, apelou ainda à renúncia do cargo, "nomeadamente pela aplicação do artigo 245" dos tratados, que estipula que os membros da Comissão Europeia assumem o "compromisso solene de respeitar, enquanto estiverem em funções e após a cessação das mesmas, as obrigações decorrentes do cargo, nomeadamente o dever de honestidade e discrição relativamente à aceitação, após essa cessação, de determinadas funções ou benefícios".

O Renovação e Democracia sustentou que "neste caso", é claro o problema da compatibilidade entre a aceitação do lugar no banco de investimento com "os deveres de integridade e discrição".

"Além do debate jurídico, é de uma decisão moral que se trata antes de mais", considerou Sebastiani, que pede a Durão Barroso que "reconsidere a sua posição".

Durão Barroso, que presidiu à Comissão Europeia durante dois mandatos, de outubro de 2004 a outubro de 2014, vai ser presidente não executivo do Goldman Sachs International (GSI), sediado em Londres, já a partir deste mês.

Em comunicado, o GSI indicou que, em relação a Durão Barroso, que a "sua perspetiva, capacidade de avaliação e aconselhamento irão acrescentar muito valor ao Conselho de Administração da Goldman Sachs International, à Goldman Sachs, aos seus acionistas e trabalhadores".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório