Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

Guarda prisional colaborava com recluso em burlas e corrupção

PJ deteve guarda da prisão Pinheiro da Cruz, em Grândola.

Guarda prisional colaborava com recluso em burlas e corrupção
Notícias ao Minuto

12:27 - 13/07/16 por Notícias Ao Minuto

País Grândola

A Polícia Judiciária deteve ontem um guarda prisional da prisão Pinheiro da Cruz, em Grândola, que se dedicava à prática de crimes de burla informática, acesso ilegítimo e corrupção, tal como o Notícias ao Minuto havia noticiado. 

De acordo com a a investigação, o guarda prisional em funções colaborava e facilitava a atividade de um recluso que do interior da prisão se dedicava à prática de crimes de burla informática e acesso ilegítimo, utilizando para o efeito um telemóvel com capacidade de processamento.

A PJ esclarece que os factos tinham por base uma forte componente de ‘engenharia social’, levando as vítimas a concederem privilégios de acesso a sistemas informáticos comprometedores e que se consubstanciavam em prejuízos económicos imediatos.

Os elementos até agora disponíveis permitem atribuir aos autores a responsabilidade por um dano global de cerca de trinta mil euros, tendo sido apreendidos meios informáticos que suportavam os crimes cometidos.

A Polícia Judiciária informa ainda que as investigações vão continuar no sentido de apurar a extensão deste crime.

O detido já foi presente a primeiro interrogatório judicial, para efeitos de aplicação das medidas de coação processual adequadas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório