Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

Simplex: Ministra pede mais colaboração entre Governo e autarquias

Uma maior colaboração entre o Governo e as autarquias na aplicação das medidas do Simplex 2016 foi hoje pedida pela ministra da Presidência e Modernização Administrativa na Batalha, Leiria, onde decorreu o Conselho Regional do Centro.

Simplex: Ministra pede mais colaboração entre Governo e autarquias
Notícias ao Minuto

20:25 - 08/07/16 por Lusa

País Leitão Marques

Maria Manuela Marques solicitou aos representantes dos municípios que, dentro dos limites de cada um, colaborem para que se façam investimentos conjuntos de forma a que se obtenham serviços de maior qualidade com menos recursos, nomeadamente a nível da rede de lojas do cidadão.

"É um desafio nacional que cobre o país todo e que exige, nos limites de autonomia de cada um, mais colaboração do que houve no passado", sublinhou a ministra, à saída da reunião.

Maria Manuela Marques explicou: "todos querem perder pouco tempo nos serviços públicos. [Todos querem] que não nos peçam informação mais do que uma vez, que uma fotografia dê para o passaporte e para a carta de condução - com a nossa autorização -, que sejamos avisados que os nossos documentos estão a expirar, que não tenhamos de ir a vários serviços para licenciar uma empresa e que os nossos impostos sejam gastos com comedimento".

Para o conseguir mostrou-se "otimista realista" em relação ao Simplex 2016, até porque, depois de seis anos a gerir o programa, "muita coisa mudou entre o primeiro e o último ano"

De acordo com a ministra, o Simplex "é uma mudança de cultural".

"Não são 255 medidas que resolvem o problema. Mas se todos mudarmos a cultura de como prestamos os serviços, de como os pensamos e de como nos organizamos todos os dias... Às vezes bastas uma palavra no atendimento", adiantou.

A ministra sublinhou que "a burocracia não pode, nem por um milímetro, travar um investimento". "Se travar um investimento um mês, é menos um mês de emprego que aquele investimento pode criar. Se travar dois, são dois meses. E o investidor pode até desistir. Isso não pode acontecer".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório