Ministro defende mais investimento em Investigação e Desenvolvimento

O ministro da Ciência, Manuel Heitor, defendeu hoje que Portugal precisa de aumentar o orçamento destinado à Investigação e Desenvolvimento (I&D), considerando que apenas as regiões que fizeram esta aposta garantiram o progresso económico.

Notícia

© Global Imagens

Lusa
07/07/2016 18:56 ‧ 07/07/2016 por Lusa

País

Ciência

"Apenas aquelas nações e regiões que aumentaram o investimento em ciência e em tecnologia, e que ao mesmo tempo diversificaram a estrutura da sua economia, conseguiram garantir a absorção necessária dos seus recursos humanos da ciência e da tecnologia no desenvolvimento económico", disse Manuel Heitor, na sessão abertura do Fórum Global para a Produtividade da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), que decorre entre hoje e sexta-feira em Lisboa.

Nesse sentido, o ministro da Ciência defendeu que as implicações para a Europa do Sul e, em particular, para Portugal são notórias.

"E uma chamada de atenção para a necessidade de aumentar o orçamento alocado para I&D com medidas orientadas para a tecnologia e a indústria", disse.

Num documento distribuído no Fórum, o ministro defende que "o futuro de Portugal exige mais conhecimento e mais cultura científica, garantindo que o acesso à ciência e à educação é um direito inalienável de todos nós".

O aumento da despesa em I&D feito pelas empresas e universidades "é uma escolha que os cidadãos e governos portugueses -- e europeus -- devem agarrar", salientou, considerando que sem crescimento nessas áreas "será difícil encorajar a inovação tecnológica e a competitividade económica".

Para alcançar esses objetivos, defende Manuel Heitor, é necessário empregar mais doutorados, incentivar a investigação nas universidades e fortalecer a relação entre universidades e o setor empresarial.

"Os níveis atuais da economia e do desenvolvimento tecnológico na Europa exigem um esforço superior do financiamento público a I&D por toda a Europa", reitera.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas