Procurar

Quatro barras marítimas fechadas devido ao mau tempo

As barras marítimas de Caminha, Vila Praia de Âncora, Póvoa do Varzim e São Martinho do Porto estão esta quinta-feira encerradas à navegação devido ao mau tempo, de acordo com informação disponível na página da Marinha Portuguesa na Internet.

Quatro barras marítimas fechadas devido ao mau tempo

© Lusa

Lusa
11/04/2013 09:50 ‧ há 12 anos por Lusa

A Marinha informa também que, devido à previsão de forte agitação marítima com ondas entre os 4 e os 5 metros, estão condicionadas as barras de Vila do Conde (condicionada a uma altura de mar superior a 2 metros, podendo apenas ser praticada por embarcações de calado inferior a 2 metros) e da Figueira da Foz (fechada a embarcações com comprimento inferior a 35 metros).

As restantes barras marítimas de Portugal continental e dos arquipélagos da Madeira e dos Açores encontram-se abertas, sem qualquer condicionamento.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou os distritos de Viana do Castelo, Braga e Porto sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, entre as 00h00 e as 10h00 de hoje, por previsões de chuva forte.

De acordo com o IPMA, nestes três distritos e também nos distritos de Vila Real, Aveiro, Coimbra e Leiria vai vigorar, pelo mesmo período, um aviso amarelo, por previsões de períodos de chuva por vezes forte, agitação marítima e vento forte, com rajadas que podem atingir os 70km/h.

O aviso amarelo, o segundo menos grave, por agitação marítima, que apenas não se aplica ao distrito de Vila Real, por não ter orla costeira, foi activado por previsões de ondas que podem atingir os cinco metros de altura.

O IPMA prevê para hoje nas regiões do norte e centro períodos de céu muito nublado, apresentando-se em geral muito nublado até ao final da manhã, chuva, por vezes forte no Minho e Douro Litoral até meio da manhã, passando gradualmente a regime de aguaceiros e queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela, descendo gradualmente a cota para os 1400 metros a partir do início da tarde.

O vento vai soprar fraco a moderado de sudoeste, soprando moderado a forte no litoral a norte do Cabo Carvoeiro até ao final da manhã e com rajadas da ordem dos 70 km/h a norte do cabo Mondego, rodando gradualmente para oeste, prevendo-se ainda uma pequena subida da temperatura mínima.

No sul, a previsão aponta para céu geralmente muito nublado, diminuindo de nebulosidade a partir do meio da tarde, períodos de chuva, em geral fraca, até ao final da tarde e vento fraco a moderado de sudoeste, soprando forte nas terras altas.

Em Lisboa prevê-se uma temperatura máxima de 18 graus Celsius, no Porto 16, em Faro 20, no Funchal 22 e em Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Santa Cruz das Flores 17.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10