Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Sindicato quer outra intervenção face ao movimento de magistrados

Os associados do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público (SMMP) aprovaram hoje uma moção em que defendem que a procuradora-geral da República deve ter "outro tipo de intervenção" face ao criticado movimento de magistrados.

Sindicato quer outra intervenção face ao movimento de magistrados
Notícias ao Minuto

20:11 - 02/07/16 por Lusa

País Moção

Os associados do SMMP fazem um apelo direto à procuradora-geral da República, Joana Marques Vidal, para que esta reconheça as "preocupações" destes face ao movimento extraordinário de magistrados decidido pelo Conselho Superior do Ministério Público (CSMP), refere a moção aprovada hoje por unanimidade numa assembleia geral extraordinária, que se realizou em Coimbra.

Este movimento extraordinário, que já levou o sindicato a requerer ao Supremo Tribunal Administrativo a suspensão do mesmo, provoca uma "funcionalização" do estatuto dos magistrados do Ministério Público, "instabilidade das suas colocações e funções" e uma "flagrante violação do princípio da especialização", refere a moção apresentada por um grupo de associados do SMMP.

"Existe uma premente necessidade de outro tipo de intervenção por parte da figura máxima de representação da nossa magistratura, concretamente, a procuradora-geral da República, relativamente à atual tentativa de limitação de recursos humanos no seio do Ministério Público, com prejuízo manifesto para a eficácia da ação penal", pode ler-se no documento.

A moção pede ainda à PGR que "pugne junto da senhora ministra da Justiça pela necessidade de abertura urgente de curso excecional exclusivo para formação de magistrados do Ministério Público".

Segundo o presidente do SMMP, António Ventinhas, de momento, regista-se um défice de cerca de 200 magistrados, estimando-se que, até 2020, deixem de trabalhar, por reforma ou jubilação, perto de 250 magistrados.

Em declarações aos jornalistas, António Ventinhas justificou que o sindicato optou por tomar uma posição "inédita" (impugnação judicial do movimento de magistrados) pelo facto de a deliberação do CSMP violar "princípios essenciais à gestão da magistratura no Ministério Público".

De acordo com o presidente do sindicato, este movimento contribui para a "precarização da atividade" do MP e poderá levar a que se perca o investimento realizado "em investigação especializada", que permitiu "obter bons resultados".

António Ventinhas chamou ainda a atenção para o facto de esta decisão permitir que os magistrados sejam transferidos, quando a transferência no MP apenas acontece em duas situações: "a pedido ou por processo disciplinar".

"O caminho que está a ser seguido pode levar" ao condicionamento da administração da justiça, a partir do momento em que deixa "portas abertas" para que um "magistrado incómodo" possa ser "transferido de um tribunal para outro".

O SMMP requereu na sexta-feira ao Supremo Tribunal Administrativo (STA) a suspensão do movimento extraordinário de magistrados do MP deste ano, em providência cautelar dirigida ao presidente daquele tribunal superior.

Caso o CSMP não recue, o presidente do sindicato referiu que há ainda a hipótese de se realizarem "impugnações individuais pelos próprios interessados que veem os seus direitos afetados" pelo movimento, referiu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório