Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Sindicato da Polícia preocupado com falta de efetivos no comando de Viseu

O Sindicato Nacional da Polícia (Sinapol) considera "imprescindível um reforço de meios humanos e materiais" que dê respostas às necessidades do comando distrital de Viseu da PSP, onde o efetivo se encontra envelhecido.

Sindicato da Polícia preocupado com falta de efetivos no comando de Viseu
Notícias ao Minuto

10:00 - 28/06/16 por Lusa

País SINAPOL

Em comunicado, a direção distrital do Sinapol lembra que vem alertando para este problema, tendo em novembro de 2014 pedido a intervenção do presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques, junto do Governo.

Segundo o sindicato, no comando distrital de Viseu "cada vez mais os serviços nas esquadras são assegurados com cancelamento de dias de folga e horários quase sobrepostos", uma situação a que os polícias se sujeitam "devido ao seu profissionalismo".

Mesmo sem receber "qualquer contrapartida financeira pelas horas extras, ao contrário da grande maioria dos restantes funcionários públicos", os polícias aceitam a situação "com o intuito de manter a operacionalidade do comando e o serviço ao cidadão", sublinha.

O Sinapol alerta que, "caso não seja reforçado o efetivo, com caráter de urgência", a "breve prazo" o comando pode entrar "em rutura, deixando de dar resposta atempada às solicitações dos cidadãos".

Isto porque o efetivo está envelhecido - "com uma média de idades a rondar os 48 anos, com o subsequente absentismo" - e, a juntar à "exiguidade de recursos humanos", há também "a solicitação cada vez mais frequente de elementos policiais para acompanhamento de diligências de solicitadores, apreensão de viaturas, notificações pedidas pelos tribunais e outras que desviam os polícias da atividade de segurança de pessoas e bens", explica.

Segundo o sindicato, "o policiamento ostensivo à zona histórica da cidade pode estar em sério risco".

O próprio comandante distrital, Victor Rodrigues, durante as comemorações do 139.º aniversário do comando, se referiu à falta de efetivos, que "poderá colocar em causa a qualidade do serviço que é prestado à população", recorda.

Neste âmbito, o Sinapol vai pedir a intervenção dos deputados eleitos pelo círculo de Viseu, para que perguntem ao Governo "quando será aumentado o número de efetivos no Comando Distrital da PSP de Viseu para fazer face às missões que estão incumbidas à polícia nas suas áreas de influências, nos concelhos de Viseu e de Lamego".

O sindicato espera também que Almeida Henriques "desenvolva igualmente esforços junto do Governo para que o efetivo do Comando Distrital da PSP seja reforçado com a máxima urgência".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório