Marcelo condecora hoje Ramalho Eanes com Ordem do Infante D. Henrique
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, condecora hoje o general Ramalho Eanes com o Grande-Colar da Ordem do Infante D. Henrique, no dia em que se assinalam 40 anos das primeiras eleições presidenciais em democracia.
© Global Imagens
País Presidenciais
A 27 de junho de 1976 António Ramalho Eanes venceu as primeiras eleições presidenciais com 61,59% dos votos.
Com esse resultado, Ramalho Eanes continua a ser o chefe de Estado eleito com mais votos numa primeira eleição, representando o voto de 2,9 milhões de eleitores.
A Ordem do Infante D. Henrique visa distinguir pessoas que prestaram serviços relevantes a Portugal, no país e no estrangeiro, assim como serviços na expansão da cultura portuguesa ou para conhecimento de Portugal, da sua história e valores.
O Grande-Colar da Ordem do Infante D. Henrique é o mais alto grau da Ordem e é concedido pelo Presidente da República a chefes de Estado estrangeiros, podendo ser também atribuído a antigos chefes de Estado.
A assistir à condecoração estarão os presidentes da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, e da Guiné-Bissau, José Mário Vaz.
A cerimónia pública de condecoração do general Ramalho Eanes decorrerá na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, a partir das 10:00, e encerra um conjunto de iniciativas promovidas pela Presidência da República para assinalar a efeméride, incluindo encontros com jovens em Évora e Castelo Branco.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com