Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Associação quer sede da Agência Europeia do Medicamento em Portugal

A Associação de Farmácias de Portugal (AFP) defendeu hoje que a sede da Agência Europeia do Medicamento, em Londres, seja transferida para Portugal, considerando que o país reúne condições para acolher a entidade, como técnicos especializados.

Associação quer sede da Agência Europeia do Medicamento em Portugal
Notícias ao Minuto

18:04 - 24/06/16 por Lusa

País Farmácia

A AFP justifica-se, em comunicado, com a saída do Reino Unido da União Europeia, na sequência de um referendo, na quinta-feira, que deu a vitória à não permanência do país na UE.

"Com a saída do Reino Unido da União Europeia, a EMA [sigla em inglês para Agência Europeia do Medicamento] terá de ser relocalizada noutro país e a AFP considera que Portugal reúne as condições essenciais para ser um dos candidatos a acolher a agência", refere a nota, pedido que o Estado português envide "esforços para atrair" para Portugal a EMA.

"Portugal tem de apresentar os seus argumentos e unir esforços para, junto da Comissão Europeia, fazer a defesa deste projeto", afirmou a presidente da Associação de Farmácias de Portugal, Manuela Pacheco.

Segundo a AFP, o país "tem técnicos altamente qualificados nas áreas do medicamento e da saúde e centros de investigação de excelência", além de "uma localização privilegiada, estando no centro entre a Europa e os Estados Unidos, onde grande parte dos medicamentos são lançados e aprovados, primeiro, pela FDA [Food and Drug Administration, agência norte-americana para o medicamento]".

A Associação de Farmácias de Portugal apela "a todos os intervenientes do setor do medicamento para que, unidos ao Estado português, cooperem na candidatura de Portugal à sede da EMA".

A Agência Europeia do Medicamento é a entidade que avalia os pedidos de autorização de comercialização de fármacos na União Europeia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório