Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

Professor universitário português distinguido com prémio internacional

O professor do Instituto Superior Técnico (IST) João Ramôa Correia foi distinguido com o prémio Jovem Investigador 2016 do Instituto Internacional de Polímeros Reforçados com Fibras na Construção, informou hoje o IST à Lusa.

Professor universitário português distinguido com prémio internacional
Notícias ao Minuto

18:34 - 15/06/16 por Lusa

País João Ramôa Correia

O investigador e docente, do Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Georrecursos do IST, em Lisboa, vai receber o prémio, em dezembro, em Hong Kong, na China, numa conferência internacional organizada pelo mesmo instituto internacional.

João Ramôa Correia esteve envolvido nos projetos das pontes pedonais São Silvestre, em Ovar, e São Mateus, em Viseu, e na conceção de um protótipo de uma habitação para albergar uma família em situação de emergência, com recurso a materiais compósitos, considerados mais resistentes e leves, apesar dos custos elevados a curto prazo.

Os polímeros reforçados com fibras começaram a ser usados, contra a corrosão, na construção de barcos, aviões e naves espaciais, mas estão a ser utilizados em edifícios e pontes, sobretudo nos Estados Unidos, no Canadá e no Japão, disse o docente à Lusa.

Atualmente, João Ramôa Correia está a estudar o comportamento dos materiais compósitos em caso de temperaturas elevadas e sismos, e em soluções de reabilitação de edifícios antigos, nomeadamente a substituição do chão das casas com lajes feitas com estes materiais (que têm pelo menos dois componentes, com propriedades físicas e químicas distintas, por exemplo polímero e fibra de vidro).

O prémio Jovem Investigador 2016 do Instituto Internacional de Polímeros Reforçados com Fibras na Construção, sem valor monetário, é atribuído, de dois em dois anos, a membros da organização com menos de 40 anos que se tenham notabilizado no estudo, no ensino e na aplicação destes compósitos na engenharia civil.

O júri é constituído por ex-premiados da instituição.

O instituto, com sede no Canadá, é formado por professores e investigadores do ramo, de universidades de vários países.

Natural de Lisboa, onde nasceu em 1978, João Ramôa Correia é formado em engenharia civil, sendo professor associado do Instituto Superior Técnico desde 2013, nas áreas de reabilitação e novos materiais.

Em 2012, foi premiado pela Associação Internacional de Engenharia de Estruturas e Pontes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório