Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

Pritzker Wang Shu e Lu Wenyu vêm falar-nos de arquitetura chinesa

A dupla de arquitetos chineses Wang Shu e Lu Wenyu, fundadores do Amateur Architecture Studio, estão hoje na Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa (UL), para intervirem na abertura da 10.ª Conferência internacional de Arquitetura.

Pritzker Wang Shu e Lu Wenyu vêm falar-nos de arquitetura chinesa
Notícias ao Minuto

08:03 - 15/06/16 por Lusa

País Lisboa

De acordo com o sítio da Universidade de Lisboa, na internet, a intervenção dos dois arquitetos vai marcar a abertura da 10.ª conferência da associação europeia para o ensino da arquitetura (European Association for Architectural Education - EAAE) e o consórcio dos centros de investigação em arquitetura (Architectural Research Centers Consortium - ARCC).

Pela primeira vez em Portugal, Wang Shu, prémio Pritzker 2012, convidado pela Faculdade de Arquitetura da UL, vai falar da abordagem contemporânea da tradição da arquitetura chinesa, numa perspetiva de reconhecimento e valorização.

Wang Shu e a mulher, Lu Wenyu, são arquitetos fundadores do Amateur Architecture Studio, ateliê de arquitetura estabelecido em Hangzhou, na China.

"Partindo da possibilidade da coexistência de áreas urbanas e áreas rurais, esta conferência centra-se na resposta aos desafios da impressionante explosão da urbanização na China", indica a UL, num texto sobre a participação dos dois arquitetos, na conferência em Lisboa.

Obras como o Museu Ningbo, o Campus Xiangshan ou Tiled Garden, contributo para a 10.ª Bienal de Arquitetura de Veneza, "confrontam e criticam a influência da arquitetura ocidental na China, traduzindo a extensa pesquisa sobre a construção vernacular chinesa, uma valorização da tradição aplicada à arquitetura de hoje", acrescenta.

A atribuição, em 2012, a Wang Shu, do Prémio Pritzker gerou polémica, na altura, porque o próprio arquiteto e outros especialistas do meio consideraram que o galardão deveria ter sido partilhado com a mulher, Lu Wenyu, também arquiteta, professora e parceira nos projetos.

Os arquitetos portugueses João Carrilho da Graça e Pedro Gadanho, diretor do Museu de Arte, Arquitectura e Tecnologia e ex-curador do departamento de arquitetura do Museu de Arte Moderna da Nova Iorque (MoMA), a professora norte-americana de arquitetura Galen Cranz e o docente belga Jan Masschelein são os outros conferencistas convidados do encontro de profissionais que se prolonga até dia 18.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório