Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 12º MÁX 24º

Empresa prevê ser "impossível" extrair ouro na Boa-Fé até 2015

A canadiana Colt Resources revelou esta sexta-feira que, caso seja aprovada e licenciada a mina de ouro que a empresa quer instalar na Boa-Fé (Évora), a fase de produção e extracção não arranca “antes de 2015”.

Empresa prevê ser "impossível" extrair ouro na Boa-Fé até 2015
Notícias ao Minuto

20:54 - 05/04/13 por Lusa

País Mina

“Em 2014, deveremos fazer a implantação de algumas coisas”, mas “a produção, é praticamente impossível” que comece “antes de 2015”, disse hoje à agência Lusa Jorge Valente, presidente da Eurocolt, empresa criada em Portugal pelo grupo mineiro canadiano.

O responsável da Colt Resources em Portugal falava à Lusa em Évora, à margem de uma sessão técnica de esclarecimento sobre a concessão mineira da Boa-Fé, no âmbito da consulta pública do Estudo de Impacte Ambiental (EIA) do projecto, em curso até dia 16.

Segundo Jorge Valente, a empresa já investiu, até ao momento, “sete milhões de euros” nos trabalhos de estudo e prospecção que desenvolve na zona da concessão mineira da Boa-Fé.

Caso avance a fase industrial do projecto, com a implementação da mina, que envolve a abertura de duas cortas (zonas de extracção) a céu a aberto, com 90 e 120 metros de profundidade, a empresa prevê investir mais 40 milhões de euros, disse.

“As cortas atuais vão viver seis anos”, mas “antes da fase produtiva têm um ano de construção e, depois da fase de exploração, está previsto mais um ano para se finalizar o processo de recuperação ambiental e paisagístico, decorrendo ainda, posteriormente, “uma monitorização de tudo isso”, esclareceu.

Para a empresa, a extracção de ouro na Boa-Fé “é economicamente atractiva” e “viável”, mas, primeiro, lembrou Jorge Valente, o projecto tem que “ser aprovado e licenciado” pelas autoridades portuguesas.

“Se a sociedade não quiser, é evidente que não haverá mina, mesmo sendo viável. A empresa está disposta a continuar a investir, mas tem que obter os licenciamentos e está a cumprir o caminho para chegar lá”, frisou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório