Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

Setúbal debate vida nos bairros periféricos

Os bairros periféricos são “erradamente considerados problemáticos”, sendo antes problemática forma como são olhados, alerta Cecília Loureiro, uma das promotoras de um encontro que, na sexta-feira, vai debater estes espaços em Setúbal.

Setúbal debate vida nos bairros periféricos
Notícias ao Minuto

11:28 - 04/04/13 por Lusa

País Encontro

A vida nos bairros periféricos e o trabalho social aí desenvolvido vão estar em debate no âmbito do Encontro Nacional sobre Periferias Urbanas.

Promovido pela Câmara Municipal e pelo Instituto das Comunidades Educativas (ICE), o encontro junta especialistas para uma partilha de experiências e reflexão sobre esta temática.

“Na sequência de um desafio da Câmara de Setúbal para darmos visibilidade ao trabalho que tem sido desenvolvido no Bairro da Bela Vista, pensámos: porque não fazer um encontro para dar visibilidade, não só à Bela Vista, mas também aos outros chamados bairros problemáticos?”, explicou o director executivo do ICE.

À Lusa, Rui d'Espiney disse que os objectivos do encontro passam por promover partilhas de experiências, criar um espaço de reflexão das estratégias de intervenção nos bairros e desenvolverem-se temas específicos como o ‘Quotidiano na Periferia’ ou a ‘Construção Social do Periférico’.

Também a chefe de divisão da Inclusão Social na Câmara de Setúbal, Cecília Loureiro, disse que este encontro pretende ser um espaço de “reflexão e troca de experiências”.

“O que são intervenções nas zonas periféricas urbanas? Quisemos criar um espaço onde possamos conhecer outros projectos, noutras zonas do país, e de que forma a participação das pessoas é promovida e trabalhada”, afirmou.

Cecília Loureiro frisou ainda que os bairros periféricos são “erradamente considerados problemáticos” e defendeu que, “às vezes, o que é problemático é a forma como olhamos para eles”.

O Encontro Nacional sobre as Periferias Urbanas começa na sexta-feira com uma “abordagem conceptual das periferias”, seguindo-se a exposição de temas como a ‘Construção Social do Periférico’, ‘Processos de Desenvolvimento Local: Condicionantes e Facilitadores da Intervenção’ e ‘O Quotidiano na Periferia’.

À tarde será divulgada a ‘Iniciativa Bairros Críticos’, desenvolvida no Bairro do Lagarteiro, Porto, o ‘Projecto K’Cidade’, da Tapada das Mercês, ‘Mediação com Comunidades Ciganas’ e o ‘Projecto Turma Bilingue’, do Vale da Amoreira, Moita.

No encerramento do encontro será projectado o documentário ‘Bela Vista’.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório