Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Padre acusado de maltratar idosos doentes na Casa do Gaiato de Beire

As vítimas de maus tratos alegadamente infligidos por um padre que dirigia a Casa do Gaiato de Beire, Paredes, eram utentes com doenças mentais e limitações físicas, constata-se na acusação judicial consultada pela Lusa.

Padre acusado de maltratar idosos doentes na Casa do Gaiato de Beire
Notícias ao Minuto

16:15 - 30/05/16 por Lusa

País Paredes

O religioso, atualmente com 86 anos de idade, que dirigiu a instituição de Beire entre 2006 a 2015, está acusado da alegada prática de 13 crimes de maus tratos e um de ofensa à integridade física.

Na acusação, que decorreu de uma investigação da Polícia Judiciária, o Ministério Público pormenoriza cada uma das alegadas situações de maus tratos que tiveram como vítimas homens e mulheres, a maioria idosos doentes, mas também crianças.

"O arguido não tem qualquer outra habilitação profissionalmente reconhecida, nomeadamente na área da saúde e dos cuidados terapêuticos", evidencia o Ministério Público.

Não obstante a saúde precária da população residente na instituição, o sacerdote, "como único e exclusivo responsável, nunca providenciou pela contratação, em tempo parcial que fosse, de profissionais especializados na área da saúde mental, de geriatria, de terapia ocupacional, nem sequer de técnicos de enfermagem".

A investigação do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Penafiel apurou que "o arguido também não fazia, nem autorizava que se fizesse a aquisição de medicação adequada e necessária para os utentes da instituição, aproveitando e ministrando medicamentos que eram oferecidos, mesmo que o prazo de validade estivesse expirado".

A acusação refere, por outro lado, que o responsável da instituição não fazia nem autorizava que se fizesse o transporte dos utentes até às unidades de saúde pública, para tratamentos curativos, consultas e exame de diagnóstico, só o fazendo em casos extremos ou terminais.

Ao invés, era aquele responsável que, alegadamente, administrava medicação e fazia tratamentos curativos, como a sutura de feridas.

Apurou-se também que, "desde sempre, por imposição do arguido, as crianças e os adultos deficientes mentais eram amarrados pelos pulsos, quer às varandas dos pavilhões, quer aos braços das cadeiras de rodas ou em sanitas tipo cadeiras, onde permaneciam todo o dia em posição incómoda, dolorosa e em completo abandono".

Quando os utentes manifestavam comportamentos que não eram do seu agrado, o arguido agredia os utentes com bofetadas e ordenava o isolamento dos idosos em locais sem dignidade, segundo a acusação.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório