Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Passeio da Fama de Luso-canadianos quer inspirar jovens no Canadá

O Passeio da Fama de Luso-canadianos em Toronto pretende incentivar os jovens lusodescendentes no Canadá a terem uma participação cívica e associativa mais ativa junto da comunidade.

Passeio da Fama de Luso-canadianos quer inspirar jovens no Canadá
Notícias ao Minuto

12:13 - 28/05/16 por Lusa

País Toronto

O projeto privado foi criado em 2013 através da filantropia do empresário Manuel da Costa e está localizado na Camões Square (Praça Camões), na College Street, no coração de Toronto.

Já constam no Passeio da Fama diversas personalidades de origem portuguesa, entre elas os cantores Nelly Furtado e Shawn Desman, o jogador de hóquei no gelo John Tavares, e o primeiro carteiro canadiano, Pedro da Silva (1673), o pioneiro da imigração António Sousa e a juíza Maria Linhares de Sousa.

Na sexta-feira, inserido nas comemorações da Semana de Portugal 2016, organizadas pela Aliança dos Clubes e Associações Portuguesas do Ontário (ACAPO), foram distinguidos mais quatro lusodescendentes.

A homenagem especial 'Builder', de 2016, a título póstumo, pertenceu a Branca Gomes, que foi a primeira professora portuguesa no Canadá.

Foram ainda reconhecidos no Passeio da Fama dois empresários, e um desportista.

António Belas responsável pela distribuição de produtos alimentares portugueses no mercado canadiano, e fundador do Real Museu Histórica Luso-canadiano, e Manuel Clementino, fundador e presidente da primeira empresa que disponibiliza serviços de limpeza no Canadá.

O jogador profissional de hóquei no gelo dos Los Angeles Galaxy, Drew Doughty, neto de emigrantes portugueses, com mais de 600 jogos na Liga Nacional de Hóquei no Gelo (NHL, sigla em Inglês), também ficou presente no Passeio da Fama.

O empresário responsável pelo Passeio da Fama de Luso-canadianos, Manuel da Costa, disse à agência Lusa durante a cerimónia, na sexta-feira, que "é muito importante o reconhecimento dos portugueses e lusodescendentes que têm feito a diferença na vertente comunitária e em geral na sociedade do Canadá".

Para o presidente da ACAPO, José Maria Eustáquio, a cerimónia do Passeio da Fama foi um momento "muito alto" nas comemorações da Semana de Portugal.

Um dos objetivos daquela iniciativa é, na opinião do líder comunitário, motivar as gerações mais novas para que possam ter "uma participação cívica e associativa mais ativa", que será reconhecida um dia.

Nenhum dos homenageados esteve presente na cerimónia, por diversos motivos, fazendo-se representar alguns deles por familiares.

A família da primeira professora portuguesa no Canadá, já falecida, considerou aquela homenagem "extremamente importante" pois representa todo um trabalho comunitário voluntário desenvolvido por Branca Gomes.

"Esta distinção representa para a nossa comunidade a necessidade de promoção da educação. É extremamente importante, pois continuamos a ter um índice muito baixo de alunos na universidade e estas homenagens podem servir como mais um estímulo. Para as pessoas verificarem que vale a pena continuar os estudos, seguirem os seus sonhos e estudarem", disse Emília de Oliveira Júnior, nora de Branca Neves.

Todo aquele trabalho de voluntariado vai ser reconhecido pela Câmara Municipal de Toronto, que vai batizar uma rua 'Lane Branca Gomes'.

"Foi um reconhecimento que pretendíamos efetuar publicamente há algum tempo. (...) Já foi aprovado na Assembleia Municipal, e ficámos todos satisfeitos", explicou a vereadora Ana Bailão.

Para a vereadora luso-canadiana, a localização do Passeio da Fama, na College Street, uma rua com muito movimento na cidade de Toronto "vem dar a conhecer" aos canadianos quem "são os portugueses, de onde são e o que fazem", pois "é muito importante" não esquecer as origens.

Oficialmente, há 429 mil portugueses e lusodescendentes no Canadá (censos 2011), mas calcula-se que existam cerca de 550 mil, estando a grande maioria localizada na província do Ontário. Estima-se que entre 60 % a 70 % sejam de origem açoriana.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório