Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

Aeroporto de Lisboa perdeu mais do dobro das rotas do que o Porto

O Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, fechou nove rotas este verão, das quais seis eram operadas pela TAP, enquanto aeroporto do Porto perdeu quatro rotas, sendo metade responsabilidade da transportadora aérea nacional.

Aeroporto de Lisboa perdeu mais do dobro das rotas do que o Porto
Notícias ao Minuto

11:50 - 28/05/16 por Lusa

País Aviação

De acordo com dados da ANA - Aeroportos de Portugal, desde 27 de março, data que assinala o arranque do verão na aviação comercial, Lisboa deixou de ter voos com destino a Bamako, capital do Mali, Bogotá, cidade do Panamá, Manaus, Gotemburgo e Hanôver, que eram operados pela TAP e foram suspensos pelos novos donos da companhia por serem deficitários; e ainda Dole, Kiev e Moscovo.

Já o aeroporto do Porto perdeu quatro rotas - Milão e Roma, canceladas pela TAP, Maastricht e Londres (Heathrow), pela Ryanair e British Airways, respetivamente.

Também em termos de rotas canceladas por uma companhia, que continuam a ser asseguradas por outras, o aeroporto de Lisboa perde face ao Porto: quatro contra duas.

A TAP deixou de voar para Bucareste, Budapeste, São Paulo (Viracopos) e Zagrebe, destinos que continuam a existir a partir de Lisboa; enquanto no Porto foram apenas dois os destinos descontinuados por uma companhia e assegurados por outra - Barcelona e Bruxelas.

O arranque do verão na aviação comercial - que se prolonga até 29 de outubro - foi marcado pela forte contestação do Porto, liderada pelo presidente da câmara, Rui Moreira, contra a suspensão de rotas pela TAP, apontadas como deficitárias pela transportadora liderada por Fernando Pinto.

Segundo os dados da gestora aeroportuária, o aeroporto de Lisboa é também o que oferece este verão mais novas rotas, num total de 11, enquanto o Porto tem três novas: Colónia, Copenhaga e Varsóvia.

Atualmente, o aeroporto de Lisboa conta com 121 rotas, asseguradas por 48 companhias aéreas, e o aeroporto do Porto com 73 rotas, servidas por 20 transportadoras.

Este verão, dez companhias estrearam-se no aeroporto lisboeta, face a uma no aeroporto Francisco Sá Carneiro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório