Meteorologia

  • 20 JULHO 2019
Tempo
25º
MIN 22º MÁX 29º

Edição

'Não me lixes': Comida que deitamos fora é desperdício alimentar

A campanha 'Não me lixes' pretende alertar os portugueses o desperdício alimentar.

'Não me lixes': Comida que deitamos fora é desperdício alimentar

‘Não me lixes’ é o mote de uma ação de combate ao desperdício alimentar que terá lugar no próximo dia 25 de maio, no restaurante Porto Sentido, no Porto.

Tendo em conta a preocupação com os números da fome em Portugal e com o desperdício de comida, o Chef José Cordeiro irá cozinhar com “alimentos normalmente deitados fora”, como prova de que “é possível acabar com o desperdício alimentar”.

O comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso revela que “um milhão de toneladas de comida são desperdiçadas anualmente em Portugal”. “Só em 2015, 120 mil crianças portuguesas passaram fome diariamente. 26% da população em geral passa fome permanente durante a semana. Estes são números assustadores que exigem uma ação de combate eficaz” e trata-se de uma “batalha com um problema nacional e internacional”.

A campanha ‘Não me lixes’ pretende “chamar à atenção de forma definitiva para os números alarmantes do desperdício alimentar em Portugal e, ao mesmo tempo, educar para uma gestão eficiente dos alimentos”. Esta manter-se-á ativa a partir do dia 29 de maio, em Aveiro, numa parceira com o Dia da Gastronomia.

O evento será promovido pela AGAVI – Associação para a Promoção da Gastronomia, Vinhos Produtos Regionais e Biodiversidade, a Santa Casa da Misericórdia do Porto, AEP – Associação Empresarial de Portugal, a LIPOR, a AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório