É o melhor amigo do homem, neste caso das crianças, e é também um bom ouvinte. Pi é um Golden Retriever que, todas as semanas, ajuda crianças com dificuldades de leitura.
A ‘Festinha da Leitura’ é um projeto-piloto desenvolvido pela Cetelem que coloca, todas as semanas, um cão a ajudar 13 crianças a ler em duas escolas de Lisboa.
Na Escola Básica n.º 79 e na Escola Básica Fernanda de Castro, o animal funciona como uma companhia e um estímulo para crianças do ensino básico, entre os sete e os nove anos.
Segundo explica a Cetelem em comunicado, ao desenvolver atividades lúdico-pedagógicas que complementam os métodos de ensino tradicionais, o cão surge como um elemento facilitador nas aprendizagens dos mais novos, na medida em que estão a aprender a ler de forma divertida.
“O principal problema de muitas das crianças com dificuldades de leitura é a falta de confiança. A terapia assistida por animais é uma excelente forma de praticar a leitura em voz alta pois os cães são ouvintes calmos e, contrariamente às outras crianças ou aos adultos, jamais serão críticos quando uma criança se engana ou se atrapalha a ler”, explica Rosário Grou, psicóloga e terapeuta responsável pelo projeto.
Com esta iniciativa, impulsiona-se uma prática – designada Terapia Assistida por Cães - ainda pouco habitual em Portugal, mas já comum em vários países europeus, assim como nos EUA e no Canadá.