Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Arguidos de Vistos Gold vão todos a julgamento, Miguel Macedo incluído

Todos os arguidos do processo Vistos Gold vão a julgamento, nomeadamente o ex-ministro Miguel Macedo.

Arguidos de Vistos Gold vão todos a julgamento, Miguel Macedo incluído
Notícias ao Minuto

10:21 - 12/05/16 por Inês Esparteiro Araújo com Lusa

País processo

Os 17 acusados no processo Vistos Gold, entre os quais constam figuras importantes do Estado, como o ex-ministro Miguel Macedo, vão a julgamento no âmbito do processo, segundo a decisão instrutória hoje conhecida.

Neste processo foram acusadas 17 pessoas, incluindo o antigo presidente do Instituto de Registos e Notariado, António Figueiredo, o ex-ministro da Administração Interna Miguel Macedo, o ex-diretor nacional do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, Manuel Jarmela Palos, a ex-secretária-geral do Ministério da Justiça, Maria Antónia Anes, e alguns empresários chineses.

O caso está relacionado com a aquisição de Vistos Gold e investiga indícios de corrupção ativa e passiva, recebimento indevido de vantagem, prevaricação, peculato de uso, abuso de poder e tráfico de influência.

No debate instrutório, a 15 de março, o Ministério Público (MP) defendeu a ida a julgamento de todos os 17 arguidos do processo, num caso em que se considerou terem sido comercializados "os alicerces do aparelho de Estado".

A decisão instrutória já tinha sido adiada por diversas vezes por causa da tradução dos textos para mandarim.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório