Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

"Encontro com Marcelo não é sobre contratos de associação"

O presidente do Conselho Nacional de Educação, que vai ser recebido na quinta-feira pelo Presidente da República, afirmou que esta audiência foi pedida há um mês e não é sobre os contratos de associação.

"Encontro com Marcelo não é sobre contratos de associação"
Notícias ao Minuto

18:30 - 11/05/16 por Lusa

País David Justino

Contactado pela agência Lusa, David Justino disse que a reunião marcada para quinta-feira "nada a ver com este problema dos contratos", acrescentando: "Tem a ver com a relação institucional com o Presidente da República. Fiz o pedido há um mês e está agendado já há bastante tempo".

O presidente do Conselho Nacional de Educação não quis, contudo, adiantar a agenda do encontro com Marcelo Rebelo de Sousa, que está marcado para as 15:00, três horas antes da reunião semanal do Presidente da República com o primeiro-ministro.

Interrogado sobre a polémica em torno dos contratos de associação com escolas do ensino particular e cooperativo, o antigo ministro da Educação recusou comentar o assunto: "Não me vou pronunciar".

David Justino referiu que o Conselho Nacional de Educação já tomou posição sobre este tema há cerca de dois anos.

O Conselho Nacional de Educação é um órgão independente, com funções consultivas, cujo presidente é eleito pela Assembleia da República.

Ao Conselho Nacional de Educação compete emitir opiniões, pareceres e recomendações sobre as questões relativas à educação, por iniciativa própria ou em resposta a solicitações apresentadas pela Assembleia da República e pelo Governo.

Hoje, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, voltou a remeter declarações sobre a polémica em torno dos contratos de associação para depois da reunião semanal desta quinta-feira com o primeiro-ministro, António Costa.

"Eu percebo a vossa curiosidade que é imaginativa, que é persistente, que é resiliente, mas falta só um dia para ter a audiência com o senhor primeiro-ministro. Não é muito, são 24 horas", declarou Marcelo Rebelo de Sousa, em resposta aos jornalistas, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

Na terça-feira, o presidente do PSD criticou a política do Governo em relação aos contratos de associação com escolas do ensino particular e cooperativo, acusando o executivo do PS de agir em nome de "interesses muito definidos quer do ponto de vista corporativo quer ideológico" e não dos "interesses gerais da comunidade".

Pedro Passos Coelho fez estas afirmações no final de uma reunião com o Conselho Nacional de Educação, em Lisboa, alegando que o recurso a contratos de associação "não custa mais dinheiro ao Estado e aos contribuintes".

Questionado pela agência Lusa, David Justino enquadrou este encontro referindo que "foi um pedido feito pelo senhor presidente do PSD para ser recebido pelo Conselho".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório