Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 22º

Concorrente da Uber começa hoje a operar em Lisboa

A nova empresa de transporte privado, que fará concorrência à Uber e aos taxistas, começa a operar hoje na capital. Taxistas vêem na Cabify uma "Uber 2" e garantem que vão contestá-la "tanto quanto têm feito com a outra plataforma"

Concorrente da Uber começa hoje a operar em Lisboa
Notícias ao Minuto

08:54 - 11/05/16 por Notícias Ao Minuto

País Cabify

Quase duas semanas depois da manifestação simultânea de taxistas, em Lisboa, Porto e Faro, contra o serviço da Uber, chega hoje à capital uma nova concorrência - a Cabify, empresa espanhola que está presente em Espanha, México, Colômbia. Chile e Perú.

A Cabify vai operar da mesma forma que a Uber, através de uma aplicação no telemóvel e cobrando um preço acessível, feito através do cálculo da distância do ponto de partida e do ponto de chegada, independentemente do tempo gasto no percurso.

O presidente da ANTRAL, Florêncio Almeida, disse à Lusa na semana passada, que a Cabify "é a mesma coisa do que a Uber". Por isso mesmo, a associação vai contestá-la, tanto como tem feito com a outra plataforma."Vamos recorrer aos tribunais, vamos fazer tudo da mesma forma", afirmou, realçando que isso deverá acontecer quando a operadora começar a operar em Portugal.

Por seu lado, o presidente da Federação Portuguesa do Táxi (FPT), Carlos Ramos, afirmou que apenas aceitará a instalação da espanhola Cabify em Portugal caso se limite a distribuir serviços a taxistas e a funcionar com viaturas descaracterizadas autorizadas.Carlos Ramos considerou que se a Cabify entrar no mercado português para trabalhar com táxis e com viaturas descaraterizadas autorizadas - assinaladas como de Turismo (com a inscrição T) e de aluguer sem distintivo (A) - não vê "grandes problemas para o setor"."Mas creio que não será bem assim. Eles trabalham com outro tipo de grupo de carros descaraterizados, mas que são particulares. Aqui temos uma 'Uber dois', sublinhou o responsável.

Segundo Carlos Ramos, a entrada de mais esta plataforma digital de aluguer de viaturas em Portugal "só vem dar razão" aos taxistas, mostrando que "é preciso travar isto rapidamente"."O Governo não pode continuar a refugiar-se na livre concorrência. É preciso fazer alguma coisa rapidamente. E espero que, se não for o Governo, que seja o parlamento a encontrar um enquadramento legal" para estas empresas, disse na altura.

Já a Uber, considera  a concorrência positiva."A existência de concorrência e de alternativas na forma como [nos] deslocamos do ponto A para o ponto B nas cidades é algo que vemos como muito positivo para os consumidores e para as cidades portuguesas", considerou a empresa, numa nota enviada à Lusa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório