Esta quinta-feira, dia 12 de maio, comemora-se o Dia Internacional do Enfermeiro. Para assinalar esta data, a Ordem dos Enfermeiros, em Portugal, está, desde a passada sexta-feira, na rua a acompanhar os enfermeiros portugueses em vários pontos do país.
Para Ana Rita Cavaco, bastonária da Ordem, que esteve na rua em contacto com estes profissionais, há ainda muito a fazer para melhorar as suas condições de trabalho, classificando-os de "verdadeiros heróis”.
“Os enfermeiros são o pilar fundamental da mudança que a Ordem está a implementar. Nós podemos andar neste caminho mas só podemos implementar as medidas que prometemos com a ajuda deles”, afirmou a bastonária ao Notícias ao Minuto.
A semana dedicada aos enfermeiros – e cuja iniciativa foi designada de ‘No seu caminho’ – ainda não chegou ao fim, mas Ana Rita Cavaco não hesitou em fazer um rescaldo.
“Tem sido um trabalho gratificante porque é muito difícil para os colegas que estão no terreno porque não têm condições para trabalhar”, salientou, lembrando que estar no terreno é importante para os profissionais da Ordem, que já não trabalham como enfermeiros, “para perceber o que já mudou, o que é ainda preciso mudar”.
A bastonária está ciente de que há ainda muito trabalho a fazer, mas deixa uma mensagem de esperança aos profissionais: "Os enfermeiros vão estar sempre acompanhados neste caminho. Nós vamos andar no terreno ao lado deles", garantiu.