Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Protesto pede melhores condições e voluntariado no canil do Porto

Perto de uma centena de pessoas reuniram-se hoje em frente à Câmara Municipal do Porto para pedir melhores condições para o canil da cidade e apelar para que seja permitido o acesso a voluntários.

Protesto pede melhores condições e voluntariado no canil do Porto
Notícias ao Minuto

17:41 - 08/05/16 por Lusa

País Redes Sociais

Em declarações à Lusa, Sandra Silva, a responsável pela organização da concentração através do Facebook, classificou as atuais instalações do canil municipal como "uma miséria" e sublinhou que "o animal já é abandonado, vai para um canil, ao menos que tenha uma qualidade de vida enquanto espera pela adoção".

Em resposta por escrito à Lusa, fonte oficial da Câmara Municipal do Porto lembrou que a autarquia "tem estimulado a adoção, através de uma campanha de comunicação e da oferta da esterilização".

"Quanto ao edifício, que tem mais de 70 anos, a Câmara Municipal do Porto reconhece que há décadas que ele precisa de ser revisto. Está por isso previsto nos planos obras ou a sua substituição num prazo que não está definido. Ou seja, assim que for possível avançar com o projeto isso será comunicado", referiu a mesma fonte da câmara.

Sandra Silva, que afirmou não estar ligada a qualquer associação, disse que tem feito repetidos apelos para que seja permitido o voluntariado - associativo ou particular -- no canil, "porque a cidade do Porto ainda tem muita gente que quer ajudar os animais".

"Já fui a várias reuniões, até ao canil, onde peço para deixar entrar o voluntariado e é sempre negado", respondeu Sandra Silva, que disse que nunca lhe foram apresentadas justificações para tal rejeição.

A organizadora do protesto, que tinha prevista a participação do deputado do partido Pessoas - Animais -- Natureza (PAN), André Silva, acrescentou que nunca chegou a receber qualquer resposta aos vários pedidos de reunião que endereçou ao vereador com o pelouro do Ambiente, Filipe Araújo.

"A forma como tratamos os animais que connosco compartem esta casa comum é uma marca clara do nosso nível civilizacional e por este motivo o PAN junta-se, aos cidadãos do Porto, por um melhor tratamento dos animais na cidade", indicou o partido em comunicado.

Várias das pessoas que se deslocaram até à Câmara do Porto empunhavam cartazes e sinais, nos quais se podiam ler mensagens como 'Canil do Porto = Campo de concentração' ou 'Queremos mais condições, queremos um canil digno e ético'.

A circular pelos presentes estava também um manifesto pelos animais do canil do Porto, que reclamava a criação de "um Centro de Recolha Oficial de Animais que seja um autêntico Centro de Bem-estar Animal".

A autarquia reconheceu ainda que "as instalações cumprem os requisitos existentes noutros concelhos e na lei, apesar de a Câmara Municipal do Porto reconhecer a antiguidade das instalações e pretender substituí-las ou melhorá-las"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório