Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Santo Tirso pede reunião urgente para analisar contratos de associação

A câmara de Santo Tirso está "preocupada" com o possível fim dos contratos de associação com as escolas privadas e cooperativas e pediu uma reunião com "urgência" ao Ministério da Educação, avançou hoje aquela autarquia em comunicado.

Santo Tirso pede reunião urgente para analisar contratos de associação
Notícias ao Minuto

15:55 - 03/05/16 por Lusa

País Educação

Em causa está uma portaria assinada pela secretária de Estado da Educação, Alexandra Leitão, que impede abertura de turmas de início de ciclo (5.º, 7.º e 10.º anos) nas escolas com contrato de associação, nos casos em que existam alternativas para receber aqueles alunos nas escolas públicas.

"As famílias dos professores, auxiliares e alunos vivem, atualmente, momentos de grande ansiedade e inquietação, face a um futuro que se vê incerto, mas a concretizar-se a aplicação deste normativo, a realidade será muito gravosa", refere um ofício enviado pela autarquia de Santo Tirso à secretária de Estado da Educação.

Um dos principais alvos de preocupação da câmara prende-se com o futuro do Instituto Nun'Alvres (INA), estabelecimento de ensino localizado nas Caldas da Saúde, exatamente no limite entre Santo Tirso e Vila Nova de Famalicão, que acolhe não só estudantes destes dois concelhos, bem como dos vizinhos de Guimarães e Trofa.

"O Colégio das Caldinhas [como é conhecido o INA] é frequentado por alunos de toda a região, dada a oferta formativa, a sua qualidade de ensino de rigor e grande referência", refere comunicado da câmara de Santo Tirso, distrito do Porto.

O executivo presidido por Joaquim Couto reuniu na sexta-feira com a direção desta escola, e na sequência da reunião constatou, explica na nota camarária, que a aplicação do despacho normativo do Ministério da Educação coloca "em risco" deste colégio "pela possibilidade de diminuição de turmas e consequente redução de financiamentos".

"As consequências são ainda mais abrangentes do que a redução de recursos humanos, pois implicam o impacto no desemprego do concelho, nas famílias e na economia local", aponta o oficio dirigido à tutela que pede que "o despacho seja revisto e a sua aplicabilidade ponderada no que ao Colégio das Caldinhas diz respeito".

"A câmara de Santo Tirso reitera, desta forma, a posição de solidariedade com a comunidade educativa, transmitida à direção do INA logo após ter havido conhecimento do despacho normativo", conclui a nota.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório