Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

Passeio solidário na inauguração para ajudar quem necessita

A inauguração do Túnel do Marão no sábado inclui um passeio solidário pela infraestrutura rodoviária de 5,6 quilómetros, com recolha de alimentos e de verbas que serão entregues a instituições de solidariedade de Vila Real.

Passeio solidário na inauguração para ajudar quem necessita
Notícias ao Minuto

11:05 - 03/05/16 por Lusa

País Túnel do Marão

O primeiro-ministro, António Costa, inaugura no sábado à tarde a Autoestrada do Marão, que incluiu o maior túnel rodoviário da Península Ibérica e vai ligar Amarante a Vila Real.

Mas a festa, que acontece sete anos depois do arranque da obra, tem início logo pela manhã com um passeio que está a ser organizado pelo município de Vila Real, com a ajuda da câmara de Amarante, e tem fins solidários.

O evento inclui um passeio de bicicletas, uma corrida e uma caminhada. Ao final da manhã o túnel será atravessado por carros clássicos e vespas antigas.

A inscrição é obrigatória e vai ser pedido a todos os participantes para contribuírem com géneros alimentares que serão depois entregues à delegação de Vila Real da Cruz Vermelha.

Quem quiser poderá ainda comprar uma camisola onde está escrita a célebre frase de Miguel Torga "Entre quem é", e cujas receitas reverterão para a Cáritas Diocesana de Vila Real.

"O nosso objetivo é claro, por um lado propiciar a todos os cidadãos que queiram passar pelo Túnel do Marão antes da sua inauguração e de forma pedonal e, por outro lado, contribuir para uma causa solidária, dando uma ajuda a quem necessita", disse hoje o presidente da Câmara de Vila Real, Rui Santos.

O autarca explicou que se quis associar as boas práticas desportivas, a uma causa social e a "um sonho finalmente alcançado" com o fim da construção da Autoestrada do Marão.

A festa oficial de inauguração realiza-se depois sábado à tarde, com a comitiva a entrar no túnel pelo lado de Amarante e os discursos a terem lugar do lado de Vila Real.

Fonte do ministério do Planeamento e Infraestruturas disse à agência Lusa que a nova autoestrada abre depois ao trânsito às 00:00 de domingo.

A Autoestrada do Marão possui 26 quilómetros, quase seis em túnel, começou a ser construída em 2009 e, depois de três paragens e um resgate pelo Estado, está finalmente concluída.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório