Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Arcos de Valdevez lança vídeo para promover aldeia de Sistelo

A Câmara de Arcos de Valdevez anunciou hoje o lançamento de um vídeo promocional da classificação da aldeia de Sistelo como Paisagem Cultural, iniciada em 2015, para "preservar e valorizar" os socalcos de produção agrícola, "únicos no país".

Notícias ao Minuto

15:14 - 02/05/16 por Lusa

País Comunicado

Em comunicado de hoje, aquela autarquia explicou que no vídeo, iniciativa que contou com o apoio da Junta de Freguesia de Sistelo e da Organização Não Governamental (ONG) Loving the Planet, "é enaltecida a história dos socalcos de produção agrícola de Sistelo, moldados pelas gentes locais, são realçados os costumes da população local, bem como as suas ligações à terra, à agricultura de subsistência e aos animais".

Na nota, a Câmara de Arcos de Valdevez, liderada pelo social-democrata João Manuel Esteves, explicou que o filme, com locução de Eduardo Rêgo, responsável pela sonorização dos documentários BBC Vida Selvagem, "é mais um contributo para a promoção e divulgação" daquele património.

A abertura do processo de classificação da aldeia de Sistelo como Paisagem Cultural foi publicada em Diário da República, dia 10 de dezembro de 2015, "numa iniciativa da autarquia junto da Direção Regional de Cultura Norte, que colheu a validação superior Direção Geral do Património Cultural".

Trata-se "da primeira classificação do género, uma vez que parte de iniciativa exclusiva de agentes nacionais, sendo que as outras quatro existentes são classificadas pela UNESCO".

A área agora considerada para classificação "abrange um alargado espaço de inigualável qualidade ambiental e natural, vizinho do único parque nacional, o Parque Nacional da Peneda Gerês (PNPG) ", mas também portador de um notável património etnográfico e histórico, marcado por centenas de anos de ocupação humana que moldaram a paisagem, com destaque para os singulares e excecionais socalcos de produção agrícola, únicos no país, e que valeram já a Sistelo uma outra classificação informal, a de pequeno Tibete português".

Aquela classificação vai ainda permitir, segundo a autarquia, "a valorização do rio Vez e afastar qualquer interferência na sua beleza e efeitos na paisagem envolvente".

Em setembro de 2015, a Câmara anunciou o parecer desfavorável da Secretaria de Estado do Ambiente à construção de uma barragem no rio Vez, em Sistelo, pelo impacte negativo que o projeto provocaria.

Na altura, a autarquia disse que a decisão da Secretaria de Estado do Ambiente foi sustentada num parecer emitido pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

Em causa está um projeto de Aproveitamento Hidroelétrico (AHE) de Sistelo, que prevê a construção de uma central na margem direita do rio Vez, em Sistelo, para produção de energia elétrica, a qual será posteriormente injetada na Rede Elétrica Nacional através de uma linha área com seis quilómetros de extensão.

O projeto, orçado em 12,5 milhões de euros, é da empresa Hidrocentrais Reunidas, e esteve em consulta pública de 11 de maio a 05 de junho, após ter sofrido algumas alterações, depois de em 2007 não ter avançado após ter recolhido parecer condicionado.

Aquele projeto foi fortemente contestado pela população daquela aldeia de Arcos de Valdevez por considerar que a míni hídrica "vai trazer impactos negativos na paisagem, na qualidade da água, e no património".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório