Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Trabalhadores do aeroporto em protesto contra parcómetros

O Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos (SITAVA) lançou hoje um abaixo-assinado contra a colocação de parcómetros nas ruas envolventes ao aeroporto do Porto, anunciada pela Câmara da Maia.

Trabalhadores do aeroporto em protesto contra parcómetros
Notícias ao Minuto

09:14 - 28/04/16 por Lusa

País Maia

"São várias empresas afetadas. Os trabalhadores do aeroporto ficaram todos escandalizados com a notícia", afirmou à Lusa um delegado sindical do SITAVA, que pediu anonimato.

Segundo o sindicalista, para evitar o estacionamento pago, os trabalhadores terão que percorrer pelo menos três quilómetros de distância.

Na passada semana, a Câmara Municipal da Maia anunciou que 11 ruas na envolvente ao aeroporto Francisco Sá Carneiro vão ter estacionamento pago, sendo criados 549 lugares para o efeito.

A proposta foi aprovada em reunião de câmara mas segue para votação na Assembleia Municipal de sexta-feira, pelas 21:30, momento em que o SITAVA pretende entregar o abaixo-assinado.

Os sindicalistas destacam que a alternativa para os trabalhadores é estacionar nos parques do aeroporto, com uma avença de 80 euros a cada três meses, ou então "sujeitar-se aos lugares pagos a oito euros por dia".

"Agora já é difícil estacionar e depois, com parcómetros, vai ser pior. Ao fim do mês serão mais de 100 euros em parcómetros e isso vai afetar muitos trabalhadores", afirmou o delegado sindical.

Referiu ainda que o aeroporto funciona 24 horas por dia e que os trabalhadores que começam o seu turno de madrugada irão correr "um risco" ao terem de estacionar mais longe.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório